facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Dezembro de 2016, 14h:22 - A | A

NACIONAL / VEJA O VÍDEO

Embaixador russo morre ao ser baleado na Turquia, diz imprensa de Moscou

Atirador abriu fogo contra diplomata e gritou "Aleppo" e "vingança" em Ancara

O GLOBO



Um atirador abriu fogo em uma exibição de fotos e disparou contra o embaixador da Rússia na Turquia. O Kremlin confirmou que Andrei Karlov está gravemente ferido e foi levado imediatamente ao hospital, enquanto a imprensa russa afirma que ele morreu. O diplomata fazia um comunicado em uma exibição de fotos chamada "A Rússia vista pelos turcos" quando foi acertado pelos tiros. Uma testemunha afirmou que o atirador gritou "Aleppo e "Vingança" após entrar no local se passando por policial. Pouco depois, o atirador foi morto pela polícia, segundo a rede "NTV".

De acordo com a rede BBC, o atirador gritou "Não esqueça sobre Aleppo, não esqueça sobre a Síria" antes de usar a frase islâmica "Deus é grande". Já o "Independent" diz que ele gritou: "Nós morremos em Aleppo, você morre aqui".

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, confirmou o episódio e disse estar em contato com autoridades turcas:. Karlov tem uma longa carreira como diplomata e já ocupou o cargo de embaixador na Coreia do Norte.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

— Hoje, em um evento público, uma pessoa desconhecida abriu fogo caoticamente — disse a porta-voz. — Como resultado, Andrei Karlov, o embaixador na Turquia teve um ferimento.

A embaixada turca disse ao jornal "Hurriyet" acreditar que este foi um ataque de radicais islâmicos. Segundo a "NTV", três outras pessoas ficaram feridas. Já a unidade da rede CNN na Turquia afirma que os tiroteios continuaram no mesmo edifício por mais um tempo, mas logo cessaram.

Um repórter turco no local disse que os funcionários da exposição sairam correndo na hora do ataque. O atirador mirou especificamente em Karlov. O episódio acontece um dia antes de o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavuşoğlu, viajar a Moscou para conversar com a Rússia e o Irã sobre a grave situalção na Síria e dias depois de protestos na Turquia contra o papel da Rússia na Síria.


 

Comente esta notícia