Cuiabá, 02 de Julho de 2022
logo

Segunda-feira, 20 de Junho de 2022, 13h:37 - A | A

ESQUERDA NO PODER

Bolsonaro diz que presidente eleito da Colômbia é ‘ex-guerrilheiro’

Chefe do Executivo ainda não se manifestou oficialmente. Declaração foi dada em conversa com apoiadores

ALICE CRAVO
O GLOBO

O presidente Jair Bolsonaro chamou o presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, de "ex-guerrilheiro" do "movimento de esquerda revolucionária". A declaração foi dada em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira. Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a eleição.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Petro é o primeiro candidato da esquerda a ser eleito presidente da Colômbia. Na juventude, atuou no grupo guerrilheiro M-19. Bolsonaro, no entanto, errou e afirmou que ele era integrante do MIR (Movimento de Esquerda Revolucionária-Político), que sequestrou o empresário Abílio Diniz, em 11 de dezembro de 1989, em São Paulo.

 

— É um ex-guerrilheiro do MIR, movimento de esquerda revolucionária.

 

Bolsonaro deu a declaração criticando uma frase do ex-presidente Lula no final de semana. O petista afirmou que em um ato em Maceió, Alagoas, que em 1998 procurou o então chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz da prisão. A declaração virou munição para bolsonaristas atacarem o ex-presidente nas redes e o acusarem de defender criminosos.

 

Leia mais em O Globo 

Comente esta notícia