ALICE CRAVO
O GLOBO
O presidente Jair Bolsonaro chamou o presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, de "ex-guerrilheiro" do "movimento de esquerda revolucionária". A declaração foi dada em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira. Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a eleição.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Petro é o primeiro candidato da esquerda a ser eleito presidente da Colômbia. Na juventude, atuou no grupo guerrilheiro M-19. Bolsonaro, no entanto, errou e afirmou que ele era integrante do MIR (Movimento de Esquerda Revolucionária-Político), que sequestrou o empresário Abílio Diniz, em 11 de dezembro de 1989, em São Paulo.
— É um ex-guerrilheiro do MIR, movimento de esquerda revolucionária.
Bolsonaro deu a declaração criticando uma frase do ex-presidente Lula no final de semana. O petista afirmou que em um ato em Maceió, Alagoas, que em 1998 procurou o então chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz da prisão. A declaração virou munição para bolsonaristas atacarem o ex-presidente nas redes e o acusarem de defender criminosos.