KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
O falso desaparecimento de um menino, na tarde deste domingo (27), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, irritou tanto a sociedade que se mobilizou e se sensibilizou com o suposto fato, quanto as autoridades públicas. Nesta segunda-feira, o secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, emitiu uma nota pública lamentando o fato do boato ter demandado forças da segurança, que poderiam estar sendo empregadas no combate ao crime.
“Boatos mobilizam desnecessariamente as forças de Segurança do Estado, prejudicando o atendimento de ocorrências verídicas e, sobretudo, arranham a credibilidade para o atendimento de situações futuras de risco real", critica Zaque.
Após as publicações através do aplicativo WatsApp informando o fato, muitas pessoas se mobliziraram em buscas pelo parque e mesmo não sendo o caso registrado como ocorrência, a Polícia Militar também colocou vários homens trabalhando na busca, mas depois a mãe da criança acabou sendo conduzida à delegacia por comunicação de falso sequestro, já que a mesma estava com o menino enquanto um grande aparato procurava a criança e ela não teria avisado à Segurança, ou procurado desmentir o fato nas redes sociais e aplicativos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme informações da Polícia, a falsa comunicação do desaparacecimento teria sido iniciacia pela mãe, que depois alegou estar com o celular descarregado para avisar que havia encontrado o menino.
Na nota, o secretário de Segurança, Mauro Zaque, repudiou o quanto a inverdade prejudicou o trabalho da Segurança Pública.
O secretário também agradece àqueles que tentaram ajudar a encontrar a criança supostamente desaparecida, mas alerta para a publicações de fatos, sem averiguação, através das redes sociais.
“Boatos mobilizam desnecessariamente as forças de Segurança do Estado, prejudicando o atendimento de ocorrências verídicas e, sobretudo, arranham a credibilidade para o atendimento de situações futuras de risco real, perante as quais o Estado deve se articular e atuar no menor tempo possível”, diz trecho da nota.
Milhares de pessoas compartilharam um cartaz virtual, com a foto do menino e um telefone de contato, tentaram ajudar a encontrar o suposto sequestrado. O cartaz viralizou nas redes sociais.
O secretário também agradece àqueles que tentaram ajudar a encontrar a criança supostamente desaparecida, mas alerta para a publicações de fatos, sem averiguação, através das redes sociais.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) comunica que acompanhou, de forma cautelosa, o suposto desaparecimento de uma criança na área do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na tarde deste domingo (27.09).
O fato foi multiplicado nas redes sociais e via aplicativo de celular, porém, sem nenhuma formalização de familiares da criança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 197 ou 190.
Apesar do caso não ter sido registrado na polícia, as forças de Segurança Pública foram mobilizadas para averiguar a veracidade do fato, e encontrou a criança na guarda da mãe dentro de casa, não sendo confirmado que houve desaparecimento, e menos ainda, sequestro do menor.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, acompanharam todo o desenrolar da situação e cumprimentam a todos os cidadãos de bem que se mobilizaram na busca de encontrar a criança, o que mostra um amadurecimento da cidadania e como as mídias sociais podem ser bem empregadas em busca de objetivos nobres.
Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública alerta que situações como essa, com origem em boatos, mobilizam desnecessariamente as forças de Segurança do Estado, prejudicando o atendimento de ocorrências verídicas e, sobretudo, arranham a credibilidade para o atendimento de situações futuras de risco real, perante as quais o Estado deve se articular e atuar no menor tempo possível.
As forças de Segurança Pública estarão sempre alertas para a proteção da sociedade mato-grossense.