DO REPÓRTER MT
O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um amarelo e um vermelho, sobre a queda na umidade relativa do ar em Mato Grosso, na tarde deste domingo (11). O primeiro alerta, o amarelo, indicava que em todo o estado a umidade relativa do ar pode oscilar entre 20% a 30% até às 19h. O segundo alerta, vermelho, indica situação ainda mais grave, pois em 115 municípios a umidade pode cair a até 12% até às 17h.
No segundo alerta estão incluídas todas as cidades da Baixada Cuiabana.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Quando os índices estão abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial.
O orgão ainda aleta que isso pode favorecer a ocorrência de incêndios florestais e oferece diversos riscos à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Em razão disso, o Inmet recomenda a ingestão de muito líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, fazer uso de hidratante para pele e que umidificar o ar com toalhas molhadas ou baldes com água. Atividades físicas não são recomendadas.
Com o frio perdendo força, a previsão é de que o calorão volte aos poucos e não há possibilidade de chuvas para este dia. Em Cuiabá, termômetros devem atingir máxima de 30ºC neste domingo.
Para mais informações ou dúvidas, ligue 199 para a Defesa Civil, ou 193 para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.