facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Julho de 2025
07 de Julho de 2025

15 de Junho de 2023, 14h:48 - A | A

GERAL / PREJUÍZO DE R$ 47 MIL

Secador de grãos pega fogo e chamas consomem 80 toneladas de milho em MT; veja vídeo

O Corpo de Bombeiros levou 12 horas para finalizar o trabalho. As chamas foram extinguidas ainda na manhã desta terça-feira, no entanto, os militares precisavam controlar possíveis as reativações do incêndio

DO REPÓRTER MT



Um incêndio atingiu o secador de grãos da Fazenda Dona Aurora, na rodovia estadual MT-242, em Vera (461 km de Cuiabá), na terça-feira (13). As chamas consumiram mais de 80 toneladas de milho, deixando um prejuízo estimado em R$ 47 mil.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria dos produtos dentro do secador entrou em ignição. Mais de 80 toneladas de grãos de milho estavam em chamas ou rodeadas pelo fogo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os agentes de combate retiraram todos os produtos, esvaziando o secador para que a estrutura do complexo resfriasse gradativamente e eles pudessem alcançar o funil de carga superior no topo da torre de aeração (secagem), combatendo o incêndio a partir deste ponto.

O funil de carga distribui os grãos por toda a câmara de secagem. Logo, jogando água através desse compartimento, ela também se distribuirá por todo o secador, explicou o Corpo de Bombeiro.

A câmera de secagem é dividida em vários compartimentos, chamados de “coméias”. Essas “coméias” isolam os materiais em chamas e dificultam ainda mais o combate ao incêndio no secador de grãos.

O Corpo de Bombeiros levou 12 horas para finalizar o trabalho. As chamas foram extinguidas ainda na manhã desta terça-feira, no entanto, os militares precisavam controlar possíveis as reativações do incêndio e manterem as áreas de risco isoladas.

Foram utilizados dois caminhões de incêndio e uma camionete, junto com 8 bombeiros militares. Além disso, a Fazenda Dona Aurora apoiou a operação com maquinários, caminhões pipas e funcionários. Ao todo foram utilizados mais de 150 mil litros de água.
Felizmente, não houve vítimas.

Comente esta notícia