facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

05 de Fevereiro de 2023, 11h:21 - A | A

GERAL / 4,7 MIL NO ANO

Samu recebeu mais de 13 trotes por dia em 2022 na Baixada Cuiabana

Números compreendem as ligações de socorro feitas em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

DO REPÓRTER MT



O número 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), recebeu 4.752 ligações de trotes em 2022 na Baixada Cuiabana. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Ou seja, foram 13 trotes por dia no ano.

Os números compreendem as ligações de socorro feitas em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A coordenadora do Samu, Luciele Fernanda Benin, lamenta que ainda existam pessoas que passam trote para as equipes. “Infelizmente essa é uma triste realidade. Apesar de ser muito menor que em anos anteriores, os trotes ainda acontecem”, afirma.

“Para esse número ser ainda menor, nós contamos com o apoio da população e veículos de imprensa, que nos ajudam a conscientizar as pessoas sobre o prejuízo do trote nos atendimentos de demandas realmente sérias”, diz a coordenadora.

Também em 2022, o Samu realizou mais de 114 mil atendimentos à população da baixada cuiabana. Entre os serviços realizados estão atendimentos clínicos, de traumas e orientações médicas.

De janeiro a dezembro de 2022, foram realizados 18.622 atendimentos clínicos, 14.566 atendimentos de traumas, 9.773 orientações médicas e 71.297 atendimentos diversos.

De acordo com a coordenadora do Samu, Luciele Fernanda Benin, a equipe é robusta e qualificada para atender as demandas da população de forma eficiente. “Estamos em constante treinamento para ofertar um serviço de qualidade aos usuários do SUS. Assim que acionada, imediatamente a equipe se desloca até o local da ocorrência”, ressalta a gestora.

Comente esta notícia