facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Julho de 2025
05 de Julho de 2025

25 de Novembro de 2016, 16h:30 - A | A

GERAL / "BLACK FRAUDE"

Rede Makro é notificada por vender produtos vencidos com desconto

Atacadista aproveitou a campanha “Black Friday” para anunciar produtos fora do prazo de validade; empresa será multada pelo Procon pela irregularidade

DA REDAÇÃO



O Procon Cuiabá notificou, nesta sexta-feira (25), a rede Makro de supermercado por comercializar produtos vencidos durante a promoção denominada à “Black Friday”.

A operação, realizada a partir de uma denúncia feita por meio do aplicativo do órgão, constatou que pacotes de macarrão instantâneo vencidos há 25 dias estavam à venda com 80% de desconto. Durante a abordagem, 33 unidades do produto foram apreendidas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Além de comercializar produtos vencidos, o estabelecimento se apropriou da inocência do consumidor e do momento em questão, onde vários comércios reduzem seus preços com descontos que ultrapassam 50%, para eliminar o estoque. Tal atitude configura crime e, muito mais que notificação, um inquérito será aberto pela Delegacia do Consumidor, com o amparo do Ministério Público. É inadmissível que um supermercado desse porte se disponha a ludibriar o cliente sem qualquer ponderação”, disse Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Tal atitude configura crime e, muito mais que notificação, um inquérito será aberto pela Delegacia do Consumidor, com o amparo do Ministério Público", disse o secretário-adjunto do Procon Cuiabá. 

Para melhorar o controle de qualidade dos supermercados da Capital, antes de qualquer notificação ou punição, o Procon Cuiabá firmou uma parceria com a Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), oferecendo atendimento e orientação aos proprietários associados, considerando as normas expressas no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo Carlos Rafael, é surpreendente a  postura do Makro, que não reflete o trabalho em conjunto feito entre ambas as partes.

“Não temos certeza se o supermercado faz parte da grade de associados, mas a conduta adotada pelo local não representa o trabalho orientativo que temos desempenhado com diversas classes comerciais, como a própria Asmat. O Procon sempre se coloca à disposição dos fornecedores para que seus direitos também sejam mantidos, mantendo o diálogo constantemente aberto. O erro cometido pelo Makro é indesculpável e revela uma atitude de má fé de uma empresa cujo o controle de qualidade aparenta ser enganar o consumidor, o induzindo a comprar produtos vencidos”, conclui o gestor.  

O estabelecimento foi notificado e tem agora o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa.

O supermercado também será multado pela constatação da ilegalidade, em valor ainda a ser definido – mediante o grau da infração.

As denúncias podem ser feitas na unidade do Procon Cuiabá, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.

Comente esta notícia

Milena Alves 25/11/2016

muito Bom Procon Cuiaba sempre atuante. Parabens so Dr Carlos Rafael um verdadeiro "monstro" na Defesa do Consumidor Cuiabano, vi a entrevista dele ontem na Globo e ele alertou que estava monitorando. Mandou bem a população agradece sua gestão. Espero que permaneça

positivo
0
negativo
0

1 comentários