facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

22 de Outubro de 2015, 10h:34 - A | A

GERAL / GARIMPEIROS RESISTEM

Prefeito pede saída pacífica; mais de mil insistem em encontrar ouro

A reportagem relata que o prefeito pediu que os garimpeiros saiam pacificamente, retirem suas máquinas e equipamentos do local impedindo qualquer confusão ou “banho de sangue”.

DA REDAÇÃO



Mais de mil garimpeiros pararam no fim da tarde desta quarta-feira (21), em um posto de combustíveis, na saída da cidade de Pontes e Lacerda, o para ouvir o prefeito Donizete Barbosa (PSDB), que acabava de voltar de uma reunião em Brasília, na qual buscava o apoio para a legalização do garimpo de ouro que ainda ocorre na Serra do Caldeirão.

Das cerca de oito mil pessoas que ocupavam o lugar na busca pelo ouro, restaram pouco mais de mil. Muitas pessoas estão ‘acampadas’ nas ruas de Pontes e Lacerda

Conforme a reportagem do site Hipernotícias, que acompanhou o ato, sem nenhuma resposta definitiva sobre a legalização, o prefeito pediu muita cautela aos garimpeiros que ainda insistem em permanecer na área, ou nas imediações do garimpo proibido pela Justiça Federal. Ocorre que a desocupação obrigatória pode ser cumprida pela Polícia Federal a qualquer momento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A reportagem relata que o prefeito pediu que os garimpeiros saiam pacificamente, retirem suas máquinas e equipamentos do local impedindo qualquer confusão ou “banho de sangue”.

Donizete defende a criação de uma cooperativa para legalizar a extração de ouro no local, mas o projeto ainda estaria muito longe de ser concretizado.

Muitos, temendo a apreensão dos equipamentos, já abandonaram a serra, mas não o sonho de enriquecer encontrando ouro, por isso passaram a escavar o pasto, que fica no entorno do local, até que a Polícia os obrigue a sair.

O presidente da Câmara surpreendeu ao incentivar que os garimpeiros voltassem a ocupar a Serra do Caldeirão e continuassem a extração ilegal. Imediatamente os aventureiros seguiram a orientação do político

Das cerca de oito mil pessoas que ocupavam o lugar na busca pelo ouro, restaram pouco mais de mil. Muitas pessoas estão ‘acampadas’ nas ruas de Pontes e Lacerda, sem decidir se voltam para suas cidades e estados de origem, ou se permanecem no local aguardando que a extração seja permitida.

André Romeu/ Hipernotícias

garimpo abandonado

Garimpo está praticamente vazio por medo de conflito

Conforme a reportagem do Hipernotícias, no meio da reunião o  presidente da Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda, Pedro da Pecuária (PT) surpreendeu ao incentivar que os garimpeiros voltassem a ocupar a Serra do Caldeirão e continuassem a extração ilegal. Imediatamente os aventureiros seguiram a orientação do político e entrando em seus veículos voltaram para a Serra do Caldeirão.

*Com informações do site Hipernotícias

 

Clique no link e confira a reportagem do Hipernotícias 

Comente esta notícia

Lobinho 22/10/2015

Tinha que ser do pt! pt quer é ver confusão, quer é a desestabilização, quer é ver a crise, pois o pt sobrevive da crise dos outros. Esse cara não auxiliou em nada, só atrapalhou, e os de mente fraca seguiram o "conselho" do mal! Agora quero mais é que a PF e a Força de Segurança Nacional desçam o sarrafo nesses arruaceiros, malfeitores, depredadores do meio ambiente, desses iludidos.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1