THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
O calor vai voltar com tudo na próxima semana e Cuiabá poderá registrar novos recordes de temperaturas. A terrível temperatura de 44,2 graus registrada em 19 de outubro, deve ser superada na próxima semana, conforme previsão climática, que aponta que os termômetros podem registrar até 47 graus.
O calor intenso já está sendo registrado e, nesta segunda-feira (06), Cuiabá foi a capital mais quente do Brasil: 40,1 graus.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O retorno do calorão ocorre porque uma massa de ar seco se estabelecerá sobre o país novamente, fazendo com que as temperaturas aumentem. Com isso, o ar frio perde força e o tempo abafado retorna, ocasionando uma nova onda de calor.
Durante a semana, pancadas de chuva em pequenas áreas e de curta duração podem ser registradas, mas não surtirão efeito e as madrugadas começam a ficar mais quentes. No fim de semana, as temperaturas máximas podem ficar acima de 40 graus. Após isso, a tendência é que o calor aumente ainda mais e as temperaturas poderão ultrapassar os 40 graus.
Conforme a agência ClimaTempo, na sexta-feira (10), os termômetros variam entre 25 e 40 graus, com sol entre nuvens. A umidade pode chegar a 43%, com rajadas de vento de até 13 km/h. No sábado (11), a máxima sobe para 41 graus, com sol o dia todo, sem chance de chuva. A umidade pode chegar a 35% com rajadas de ventos de 15 km/h.
O domingo (12), também será ensolarado e sem chance de chuva. As temperaturas variam entre 26 e 42 graus, com umidade em 35%. Na segunda-feira (13), o calor se intensifica ainda mais e as temperaturas oscilam entre 26 e 44 graus. A umidade continua em 35%.
Para a terça-feira (14), também não há previsão de chuva e o sol dura o dia todo. A umidade cai para 28%, com temperaturas de até 45 graus. Na quarta-feira (15), as temperaturas também variam entre 26 e 45 graus, com umidade em 28%.
Já na quinta-feira (16), o calor continua com máxima de 46 graus. A umidade pode chegar a 24%, com sol entre algumas nuvens. E na sexta-feira (17), a máxima chega a 47 graus, com sol, ainda sem chance de chuva. A umidade varia entre 10% e 29%. Com vento de 11 km/h.