facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2025
19 de Maio de 2025

19 de Maio de 2025, 10h:47 - A | A

GERAL / CRISE SANITÁRIA

Ministério da Agricultura investiga primeiro caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso

A investigação acontece em uma fazenda em Nova Brasilândia

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



O Ministério da Agricultura e Agropecuária (MAPA) está investigando um possível caso de gripe aviária em Mato Grosso. A detecção teria ocorrido em uma propriedade rural de Nova Brasilândia (201 km de Cuiabá).

Conforme o Mapa, a primeira confirmação de detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil ocorreu no último dia 15 de maio, no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. Lá a emergência sanitária de 60 dias foi decretada, a fim de inibir novos contágios. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Agora, além de Mato Grosso, outros casos suspeitos em Ipumirim (SC), Triunfo (RS), Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE) e Gracho Cardoso (SE) estão sendo investigados.

Segundo o Ministério da Agricultura e Agropecuária, a investigação consiste em coleta de amostras e diagnóstico laboratorial. Em caso de resultado positivo, as medidas previstas no Plano de Contingência para erradicação do foco e manutenção da capacidade produtiva do setor serão tomadas. Se o resultado for negativo, o caso será descartado e a investigação será encerrada.

Desde a confirmação do primeiro caso no Rio Grande do Sul, o Brasil, que é o maior exportador de frango do mundo, teve as exportações suspensas em diversos países como China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas.

Sobre a gripe aviária

A gripe aviária ou influenza aviária é uma doença viral que afeta principalmente as aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados.

O Mapa alerta que o risco de infecções em humanos é baixo e que a população pode se manter tranquila. O Ministério ressalta também que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

As suspeitas da doença incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbitas em aves. Em caso de sintomas, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) deve ser notificado imediatamente por telefone ou presencialmente.

Na página da autarquia é possível encontrar o endereço e telefone de todas as unidades instaladas no Estado. Outra opção é fazer a notificação pela internet na plataforma e-Sisbravet, no endereço https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action.

Comente esta notícia