facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

04 de Janeiro de 2023, 14h:00 - A | A

GERAL / SITUAÇÃO ALARMANTE

Intervenção aponta que falta de médicos e remédios deixa 139.500 cuiabanos desassistidos

Profissionais não tinham materiais dos mais básicos para realização de curativos e medicação endovenosa.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



Faltam profissionais de saúde, medicamentos de uso contínuo e insumos para realização de curativos dos mais simples aos mais complexos nas unidades de saúde públicas de Cuiabá. É o que revela o primeiro boletim informativo do Gabinete de Intervenção, divulgado nesta quarta-feira (04).

De acordo com o documento, um levantamento realizado nas unidades do município revelou “uma situação alarmante”. Faltam cerca de 31 médicos de saúde da família na Capital. Se levarmos em consideração que cada equipe de saúde da família é responsável por cerca de 4.500 pessoas, “pode-se afirmar que possuímos 139.500 cidadãos cuiabanos desassistidos”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, UPAs e Hospitais, foi identificada falta de medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabete, hipertensão, falta de insumos para realização de curativos dos mais simples aos mais complexos e falta de equipo para administração de medicamentos endovenosos, não havendo sequer soro fisiológico para realização de cuidados básicos como lavagem oftalmológica, odontológica, curativos e infusões venosas para tratamento de urgências na atenção primária”, diz o boletim.

O documento cita a “precariedade na prestação do serviço ao cidadão” e diz que é “emblemática” a constatação de que nos últimos seis anos houve um aumento de 115% no número de contratos temporários assinados para a saúde da Capital, enquanto a população cuiabana cresceu 10,1%.

A intervenção na saúde de Cuiabá começou no dia 29 de dezembro, após uma determinação do desembargador Orlando Perri para que o Governo do Estado assumisse a pasta devido à situação crítica denunciada pelo Ministério Público do Estado.

Com a decisão, o Estado passou a ter o poder de administrar todos os órgãos e unidades da Saúde de Cuiabá, tanto a direta como a indireta, como é o caso da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra os hospitais São Benedito e Hospital Municipal de Cuiabá.

LEIA MAIS - Orlando Perri manda Governo do Estado intervir na Saúde de Cuiabá

Comente esta notícia