Cuiabá, 08 de Fevereiro de 2023
logo

05 de Dezembro de 2022, 12h:50 - A | A

GERAL / PERIGO MODERADO

Inmet emite alerta de chuvas intensas com raios em Cuiabá

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta laranja de perigo moderado para chuvas intensas para todos os 141 municípios do estado.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



Dezembro começou com muito calor, no entanto, já nos primeiros dias do mês a umidade relativa do ar aumentou consideravelmente, o que favoreceu a chegada das chuvas. Com isso, o fim de semana foi chuvoso na Capital e em boa parte do Estado. E a tendência é que continue assim durante toda a semana. 

No entanto, apesar de chuvas ainda serem registradas essa semana, as previsões não indicam queda brusca nas temperaturas, que devem permanecer entre 23 e 35 graus. Isso significa, que o cuiabano terá uma semana com períodos de sol, quente e abafado, acompanhados de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com isso, nuvens carregadas devem permanecer presentes em todo o Mato Grosso, inclusive, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta laranja de perigo moderado para chuvas intensas para todos os 141 municípios do estado. O aviso destaca a possibilidade de precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda nessa segunda-feira (05), de acordo com o site especializado em meteorologia ClimaTempo, pancadas de chuva poderão ser registradas a qualquer hora do dia e devem se intensificar a noite quando podemos ter até 15 mm de precipitação. Os termômetros ficam entre 23 e 32 graus. A umidade permanece em torno de 89%. Na terça-feira (06), o dia deverá amanhecer encoberto. Períodos de chuva e trovoadas isoladas podem surgir a qualquer hora do dia e da noite, acompanhados de céu nublado. A mínima será de 24 graus, a máxima chega a 34 graus, enquanto a umidade desce para 85 %.

A quarta-feira (07) terá elevação da umidade relativa do ar, que atingirá 93%, muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite podem ser registradas assim como períodos de céu encoberto. As temperaturas oscilam entre 24 e 35 graus. Já na quinta-feira (08), haverá sol com aumento de nuvens pela manhã, pancadas de chuva poderão ser registradas à tarde. À noite o tempo fica aberto. A umidade relativa do ar deverá cair para 76%, enquanto os termômetros devem se manter entre 25 e 36 graus. E na sexta-feira (09), a capital registrará pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Não há previsões de chuvas para o período da noite, mesmo assim, a umidade relativa do ar poderá atingir 84%. A mínima deverá chegar a 25 graus, a máxima não deve ultrapassar os 34 graus.

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), a semana também será chuvosa. Inclusive, nesta segunda-feira (05), pancadas de chuva poderão ser registradas a qualquer hora do dia. As temperaturas devem ficar entre 19 e 25 graus. Na terça-feira (06), as temperaturas oscilam entre 19 e 28 graus, o céu deverá ficar encoberto e pancadas de chuva à tarde e à noite poderão ser registradas.

Na quarta-feira (07), as temperaturas sobem e devem oscilar entre 23 e 33 graus. O sol poderá aparecer durante a manhã, mas a tarde e a noite deverão ser chuvosas. A quinta-feira (08) deverá ter pancadas de chuva durante a tarde acompanhada de períodos nublados à noite. As temperaturas ficam entre 24 e 34 graus. Na sexta-feira (09) pancadas de chuva com trovoadas poderão ser registradas a qualquer hora do dia. À noite não chove, mas o céu permanecerá nublado. A mínima deverá ser de 24graus, enquanto a máxima chega a 33 graus.

 

 

 

Comente esta notícia