Cuiabá, 25 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Setembro de 2026

10 de Maio de 2016, 09h:15 - A | A

GERAL / SALÁRIO DOS SERVIDORES

Fórum Sindical traça estratégias para pressionar por reajuste em maio

Insatisfeitos com o anúncio do governo de que não vai pagar o RGA em maio, servidores iniciam mobilizações que podem culminar em greve geral no Estado. Uma das estratégias é pressionar os poderes pela redução do duodécimo.

Assessoria

Servidores do Estado reivindicam receber RGA ainda em maio.

Servidores do Estado reivindicam receber RGA ainda em maio.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O Fórum Sindical convocou para a tarde desta terça-feira (10), às 14 horas, na Praça das Bandeiras, uma assembleia unificada dos servidores do Estado para decidirem sobre a possibilidade de greve do funcionalismo público de Mato Grosso, diante do anúncio do governo de que não há dinheiro em caixa para pagar o Reajuste Geral Anual (RGA) de 11,27% ainda neste mês de maio. Após a assembleia, está prevista uma passeata pelo Centro Político Administrativo como forma de protesto, exigindo o pagamento da reposição inflacionária referente ao ano de 2015.

Uma das estratégias do Fórum Sindical para conseguir ter o reajsute efetuado é pressionar a Assembleia Legislativa e o TCE para que reduzam os duodécimos destinados pelo governo a eles, afim de que sobre dinheiro na conta do Executivo, permitindo que o Estado cumpra com o RGA.

Uma das estratégias do Fórum Sindical para conseguir ter o reajsute efetuado é pressionar a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que reduzam os duodécimos destinados pelo governo a eles, afim de que sobre dinheiro na conta do Executivo, permitindo que o Estado cumpra com o RGA. 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

“Provavelmente o Fórum Sindical deve apontar uma estratégia, a partir dessa assembleia unificada, do que vai ser feito, pode ser uma greve ou uma paralisação. Isso vai ser decidido na assembleia”, explica o servidor Eduardo Matos, que milita no Sindicato de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes).  

O governador Pedro Taques (PSDB) vem pedindo que os servidores não façam greve e alega que pagar o RGA neste momento seria uma irresponsabilidade fiscal frente à crise financeira que assola o país. Já os servidores defendem que o RGA é um direito constitucional. Ainda nesta terça-feira, a equipe econômica do governo irá fazer uma apresentação dos dados da crise que afeta o caixa do Estado e as medidas para superar o período de recessão, inclusive o impasse do RGA. 

 

Comente esta notícia

RONIL CARMO PINHEIRO 10/05/2016

Como a compreensão daqueles que lançam estas notícias, acredito eu, é tendenciosa ou mesmo falta de conhecimento, o correto é REVISÃO, justamente para cobrir as perdas remuneratórias do funcionalismo em face a INFLAÇÃO, NÃO EXISTE REAJUSTE isto seria se houvesse alem do ÍNDICE DAS PERDAS INFLACIONARIAS DO ANO DE 2015 (11,27%), por exemplo, o GOVERNO pagasse aos servidores 30% (trinta por cento). E vamos parar de distorcer o que está regido pela Constituição Federal e regulamentado no ambito do Estado de Mato Grosso.

positivo
0
negativo
0

maria 10/05/2016

Legal.

positivo
0
negativo
0

maria 10/05/2016

Legal.

positivo
0
negativo
0

3 comentários