facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

29 de Novembro de 2022, 19h:04 - A | A

GERAL / ALERTA

Forte onda de calor provoca tempestades a partir dessa quarta em 116 cidades de MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de chuvas intensas para 116 municípios

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



Cuiabá vem registrando altas temperaturas nas últimas semanas, chegando, inclusive, a ser considerada a capital mais quente do mundo, com temperaturas de até 39 graus. Com isso, as chances de chuvas intensas elevam, uma vez que ondas de calor provocam fortes precipitações. Com o aumento de temperatura, o ar fica mais quente e com isso armazena mais umidade que, em grande quantidade, se transforma em tempestades.

É o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta que 116 municípios, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis e Várzea Grande, deverão registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira (30).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O alerta destaca precipitações de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e raios. Mesmo assim, o calor permanecerá na capital, que deve registrar temperaturas acima de até 38 graus.

Apesar de muitos cuiabanos terem observado céu nublado já nesta terça-feira, as chuvas só chegam na quarta, quando as previsões apontam 67% de chances de pancadas de chuva isoladas à tarde e perdurar durante a noite, acompanhada de céu nublado. Os ventos de 15 a 25 km/h poderão ser registrados e a umidade sobe para 81%. A mínima será de 23 graus, a máxima chega a 37 graus.

Na quinta-feira (01) o dia também será ensolarado. À tarde, muitas nuvens seguidas pancadas de chuva isoladas poderão ser registradas, atingindo 16 mm, o que deve fazer a umidade relativa do ar atingir 66%. Ventos de 10 a 15 km/h poderão ser registrados. Os termômetros variam entre 24 e 36 graus. 

Na sexta-feira (02), dia de jogo da Seleção Brasileira, o dia deverá ser ensolarado, mas pancadas de chuva e trovoadas isoladas poderão aparecer à tarde e à noite, atingindo 12 mm de precipitação e elevando a umidade a 73%. As temperaturas devem oscilar entre 23 e 32 graus. A possibilidade de chover sobe para 90%.

Já no sábado (03), deve chover rápido durante o dia e à noite. A umidade relativa do ar fica em 82%, e os ventos deverão atingir 12 km/h. As temperaturas variam entre 23 e 31 graus. 

E o domingo (04) será ensolarado, mas deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas durante o dia e noite. As temperaturas ficam entre 23 e 31 graus. A umidade pode atingir 78%. 

Comente esta notícia