facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

20 de Janeiro de 2023, 16h:24 - A | A

GERAL / CHUVAS DE VERÃO

Fim de semana será de temporais, com raios e rajadas de vento em Cuiabá

O Inmet e a Defesa Civil emitiram alertas amarelos para o risco de chuvas intensas e contínuas

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



O verão continua com os temporais, raios e trovoadas seguidos de sol e ventania, em Cuiabá. Após registrar uma semana chuvosa, com tempo 'abafado' devido ao calorão durante as tardes, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do site ClimaTempo, indicam que o fim de semana permanecerá com sol e temperaturas acima de 30 graus, mas com chuvas à tarde e à noite.

Esses eventos climáticos acontecem devido ao choque entre ar quente e úmido espalhado sob a atmosfera, que estimula o crescimento das nuvens carregadas. Com isso, apesar de estarmos no verão, temporais com trovoadas e rajadas de vento são comuns, mas não o suficiente para diminuir as temperaturas, pois os períodos com sol e calor permanecem.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para esse fim de semana, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alertas amarelos para o risco de chuvas intensas e contínuas, com acúmulo entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda nesse cenário, recomenda-se que cuiabanos que moram em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva, procurem abrigo em locais fechados, como casas e edifícios, uma vez que áreas abertas, como estacionamentos ou campos e locais próximos a objetos altos e isolados (árvores, postes, etc), são mais propensos à queda e raios. 

Para a capital, no sábado (21) muitas nuvens poderão ser registradas pela manhã, mas pancadas de chuva com raios e trovoadas isoladas deverão aparecer à tarde e à noite. A umidade deve ficar em até 86%, enquanto as temperaturas oscilam entre 23 e 33 graus. Já domingo (22), as previsões apontam muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora do dia acompanhada de rajadas de ventos de até 14km/h. A mínima chega a 22 graus, já a máxima chega a 34 graus. A umidade relativa do ar pode subir para até 88%.

A segunda-feira (23) terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite. O sol pode aparecer o dia todo. A mínima atingirá 23 graus, a máxima não ultrapassará 32 graus. A umidade chega a 85%.

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), as temperaturas oscilam pouco, mas o fim de semana também será chuvoso. Já nessa sexta-feira (20) pancadas de chuva poderão ser registradas à tarde e à noite fazendo a umidade relativa do ar chegar a 84%. As temperaturas ficam entre 20 e 31 graus. O sábado (21) promete sol pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima será de 20 graus, a máxima 31 graus. A umidade relativa do ar chega a 87%.

No domingo (22), as temperaturas permanecem em 20 e 31 graus, mas a umidade pode chegar a 89%, com chances de pancadas de chuva a qualquer hora. E na segunda-feira (23) pancadas de chuva podem ser registradas a qualquer hora. Com a umidade atingindo 93%, as temperaturas devem ficar entre 20 e 29 graus. 

Comente esta notícia