DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Cuiabá afirma que 96 unidades educacionais da Capital estão em situação precária. Nesta quinta-feira (2), o Poder Executivo anunciou que irá liberar verbas emergenciais para reparos em unidades críticas e, assim, dar início ao período letivo na próxima segunda-feira (06).
O município possui atualmente 161 unidades educacionais e 96 necessitam de reparos urgentes. Mais de 58 mil crianças utilizam a rede de ensino municipal.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) anunciou que está em busca de recursos federais para um programa de reforma geral das unidades. Segundo ele, serão necessários R$ 57,7 milhões para esta ação.
“A Prefeitura não tem esse recurso, mas já conversamos com parte da bancada federal, o senador Wellington Fagundes e os deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, para articular isso junto ao MEC”, frisou.
Das 96 unidades em situação precária, 17 necessitam de intervenções mais urgentes. Uma delas é a escola municipal Elza Luíza Esteves, no bairro Canjica. Ela possui rachaduras nas paredes e no piso, telhado, forro e fiação elétrica danificados e murro desabando.
A escola será interditada parcialmente para reforma geral a ser licitada. Para não prejudicar o início do ano letivo, a unidade já passará em fevereiro por reforma emergencial da cozinha e banheiros e receberá três salas móveis.
Além desta, destaca-se ainda a EMEB Irmã Maria Betty, interditada parcialmente com tapumes devido a incêndio ocorrido a dois anos atrás. A Prefeitura realizará a remoção dos resíduos e também licitação da reforma geral.
“Essa situação é muito delicada e se não houvesse uma ação rápida do Município poderia comprometer o retorno das aulas em dezenas de unidades de ensino. Este é um fato que eu não considero normal e jamais iria permitir”, afirmou o prefeito.
Ao lado da secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, o prefeito também informou que dará continuidade a um processo licitatório de R$ 20 milhões, iniciado na gestão passada, para substituição de cobertura e instalações elétricas de 50 unidades. Esse recurso a Prefeitura já possui em seu orçamento, pois é um dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Faltam agora os recursos para a licitação das reformas gerais de alvenaria das 96 unidades. Essas reformas devem incluir banheiros, cozinhas, vedações, esquadrias, revestimentos, drenagem, reservatórios e sistema de tratamento de esgoto.