facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

31 de Dezembro de 2021, 09h:50 - A | A

GERAL / EFEITO INFLUENZA

Cuiabá tem 89 pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave

Total de internações por gripe é maior do que internações por covid-19

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O surto gripal que acometeu milhares de moradores neste final de ano, em Cuiabá, já provocou a internação de 89 pessoas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 24 foram diagnosticadas com o vírus da Influenza. Os dados foram atualizados nessa quinta-feira (30).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o total de pessoas internadas por sindrome respiratória já é maior do que o número de pessoas internadas por covid-19, que somam 65 casos, dos quais 10 estão confirmados e 55 sob suspeitas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já em relação à gripe, 24 pessoas já tiveram diagnósticos de Influenza, que tem provocado o surto gripal e a lotação dos postos de saúde. Ao todo foram detectadas três mutações do vírus, sendo que a maioria dos casos (21 deles) se dá pela Influenza A. 

A Secretaria também registrou um caso de Influenza A do tipo H1N1, conhecida como "gripe suína", um caso pela H3N2, que tem causado preocupação por gerar surto em diversos estados, e um outro caso por Influenza B.

Segundo o Ministério da Saúde, a diferença entre as influenzas é que as do tipo A também podem ser encontradas também em animais, enquanto a B é exclusiva dos humanos. Ainda, a influenza H1N1 tem sintomas mais intensos e pode provocar febre alta e dores musculares, além de complicações respiratórias.

Por sua vez, a H3N2, apesar de se apresentar menos letal que o coronavírus, por exemplo, pode provocar complicações graves para pessoas do grupo de risco, como crianças e idosos, além de pessoas com comorbidades e gestantes.

O Ministério da Saúde alerta que, em geral, os sintomas são febre, seguida de dores musculares, dor de garganta, de cabeça, coriza e tosse seca. Em alguns casos, pode haver evolução para uma pneumonia, sendo necessária a internação.

Atualmente, a vacina disponibilizada contra a Influenza não envolve o subtipo H3N2. Entretanto, estudos já apontam que a vacina disponível oferece proteção moderada e pode impedir que o infectado tenha casos mais graves do vírus.

Comente esta notícia