facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

09 de Novembro de 2023, 20h:45 - A | A

GERAL / HOMENAGEM A THAYRON

Corpo de Bombeiros inaugura canil e dá nome de labrador que morreu para salvar subtenente

A estrutura atenderá vários municípios da região do Araguaia.

DO REPÓRTER MT



O Corpo de Bombeiros Militar de Barra do Garças inaugurou, nesta quinta-feira (09.11), a primeira estrutura destinada a cães de busca e resgate da regional da instituição. O canil recebeu o nome de "Thayron", em homenagem ao cão de busca que morreu enquanto atuava nas operações de busca no Rio Grande do Sul, em setembro deste ano. Thayron se jogou na frente de um caminhão para salvar seu tutor, o subtenente BM Tavares.

"Ele me salvou. Ele me fez dar um passo pra frente. Ele deu a vida dele pela minha", disse Tavares ao RepórterMT, na ocasião. Thayron foi cremado no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e Tavares pôde trazer as cinzas dele de volta para Mato Grosso, onde hoje recebe a homenagem.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na cerimônia de inauguração, também foi entregue também uma viatura específica de busca e resgate com cães, que vai facilitar deslocamento dos militares até as ocorrências.

O canil de Barra do Garças possui 12 cães operando em ações de busca e resgate, inclusive com trabalhos em âmbito nacional, como em Brumadinho (MG), em 2019, após o rompimento de uma barragem, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro, neste ano, depois de alagamentos e deslizamentos.

Além disso, o quartel de Barra do Garças sediou uma etapa da Certificação Nacional de Cães onde esses animais de Mato Grosso e do Estado do Acre foram certificados para realização de buscas.

O canil foi construído com a ajuda financeira da prefeitura municipal de Barra do Garças e a viatura com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Araújo.

 

cao thayron

 Thayron em missão de buscas no Rio Grande do Sul

Comente esta notícia