facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

12 de Setembro de 2022, 20h:15 - A | A

GERAL / BATIZADO DE "VALENTE"

Cãozinho é mutilado e abandonado dentro de saco de lixo em Mato Grosso

O animal e outros dois filhotes foram encontrados muito feridos em uma região de garimpo em Poconé

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



Um cachorro foi encontrado dentro de um saco de lixo, com orelhas e rabo cortados, nas proximidades do garimpo Oregon, em Poconé (104 km de Cuiabá), na última terça-feira (06). Outros dois filhotes que estavam junto ao animal não resistiram aos maus tratos e morreram. O caso revoltou a cidade e internautas começaram a usar as redes sociais para pedir ajuda ao animal e encontrar o responsável pelo crime.

Segundo informações, uma voluntária passava pelo local e resgatou o animal. Ao perceber a gravidade dos ferimentos, o cãozinho foi levado à Associação de Proteção Animal de Poconé (APA), onde recebeu o nome de Valente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Jane, responsável pela APA e atual cuidadora do animal, contou que, apesar de muito ferido, ele recebeu assistência veterinária e não corre o risco de perder a audição. Mesmo assim, ainda tem medo de contato com humanos, devido ao trauma que passou. Ainda segundo ela, casos de mutilação são comuns na ONG, mas geralmente são causados por atropelamentos, "nunca com tanta crueldade". 

É válido lembrar que mutilar, abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime e prevê detenção de três meses a um ano, e multa.

Ao Repórter MT, o ativista Marlon Figueiredo, que vem usando suas redes sociais para tornar o caso público, destacou que o quão severos são os ferimentos e a necessidade de o poder público fiscalizar casos de maus-tratos a animais. "Devemos alertar a população que mutilação seja ela qual for é crime e isso configura maus-tratos. Infelizmente não temos uma fiscalização eficaz em Cuiabá, muito menos no Mato-Grosso, coisa que facilita a prática de maus-tratos. Eles não falam, mas nós falamos por eles!".

Ao divulgar a situação nas redes sociais, muitos comentários e pessoas sensibilizadas com o caso apareceram. "Lamentável a impunidade!! Precisamos de apoios políticos que apoiem nossa causa animal", comentou um internauta. "O que leva uma pessoa fazer uma coisa dessas?! É tanto desamor", destacou outro, "Triste é saber que quantos animais são maltratados a cada minuto", "até aonde vai a crueldade do ser humano", pontuou outro. Apesar da iniciativa, o responsável pelo abandono e mutilação dos três cachorros ainda não foi localizado.

 Para ajudar na recuperação de Valente, a chave Pix da APA Poconé é CNPJ : 46.022.123.0001/24, Banco Sicredi.

E se tiver qualquer informação que leve à prisão do responsável pelos maus-tratos, ligue para a polícia.

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Comente esta notícia