facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Julho de 2025
04 de Julho de 2025

31 de Maio de 2016, 18h:00 - A | A

GERAL / GOIABEIRAS SHOPPING

Arquiteta, professora e jornalista aparecem nuas na mostra 'Elementos do Cerrado'; veja fotos

Desta quarta-feira (1) a 20 de junho, mostra 5 Elementos do Cerrado poderá ser vista no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá; a entrada é gratuita

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O nudismo e os símbolos regionais estão juntos na exposição Cinco Elementos do Cerrado, do fotógrafo de Cuiabá, Tchélo Figueiredo. A mostra que, antes mesmo da inauguração já está aguçando a curiosidade de muitos, poderá ser vista a partir das 19h30 desta quarta-feira (1) no Shopping Goiabeiras, em Cuiabá.

A aposta de Tchélo é que o nudismo pode sim ser visto de forma natural, poética, lúdica e artística, em ambiente de grande circulação de pessoas, inclusive crianças.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"É um trabalho de nu artístico e criei um conceito a partir disso."

"É um trabalho de nu artístico e criei um conceito a partir disso. Peguei cinco meninas, totalmente diferentes uma da outra, cuiabanas, e inseri, entre elas, elementos da nossa cultura", explica Tchélo.

Com um olhar conceitual, ele capturou movimentos de cinco belas modelos, de traços regionais, mulheres comuns em Mato Grosso, de pele morena e cabelos revoltos. A identidade delas foi preservada. Afinal, ainda há muito tabu quanto ao nudismo.

Até o dia 20 de junho, elas estarão lá, expostas de alguma forma. Uma delas usa uma máscara em meio a uma plantação de soja. Outra teve o corpo pintado, como se fosse uma tela pelo artista plástico Adir Sodré, que aderiu à proposta irreverente do autor. Outra aparece em meio a uma queimada, entre as muitas na realidade mato-grossense. Outra se mistura às aguas cristalinas de Nobres. São 25 tomadas assim.

Uma jornalista, uma agente de turismo, uma estudante, uma arquiteta e uma professora são as modelos de Tchélo.

Divulgação

tchélo 3.jpg

Tchélo Figueiredo diz que intenção não é chocar, mas fazer arte.

O PROJETO

Aos 36 anos e uma estrada no fotojornalismo, ele chega a este projeto artístico que vem arquitetando há pelo menos seis anos, estudando uma linguagem própria para representar o cerrado, seus símbolos e a beleza femina em meio a tudo isso.

“O lance não é chocar”, afirma Tchélo. Mas naturalizar o corpo aberto e fortalecer os símbolos de Mato Grosso. "Não queria fazer o nu pelo nu", destaca.

Para realizar o projeto, teve o apoio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O Shopping Goiabeiras também acolheu bem a ideia desta exposição.

Ao lado das fotos, os visitantes poderão conferir o vídeo do making off. 

Álbum de fotos

Tchélo Figueiredo

Tchélo Figueiredo

Divulgação

Tchélo Figueiredo

Comente esta notícia

Celso 01/06/2016

Com tanta violência contra a mulher, ficam se exibindo.

positivo
0
negativo
0

Pedro Felix 01/06/2016

Até que enfim algo diferente em Cuiabá. Parabéns ao aprimorado gosto e profissionalismo do fotógrafo

positivo
0
negativo
0

Marcio Coene 31/05/2016

Parabéns amigo Tchélo ! Sucesso na sua exposição, pois vc conquistou tifo isso com.muito trabalho e competência.

positivo
0
negativo
0

3 comentários