facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024

01 de Dezembro de 2022, 17h:45 - A | A

GERAL / RECONHECIMENTO

Águas Cuiabá recebe prêmio nacional de qualidade em saneamento

Companhia de água e esgoto de Cuiabá foi premiada com o Oscar do setor, pelo Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).

DO REPÓRTER MT



Iniciativa considerada como o Oscar do setor, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) reconheceu as melhores práticas de gestão no país durante a cerimônia realizada em Campo Grande (MS), nesta quarta-feira (30). A concessionária de água e esgoto Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, foi premiada com o Troféu Quíron Ouro na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”

Promovido pelo Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), o PNQS é o único prêmio do mundo que reconhece a excelência em gestão do setor. Anualmente, consagra empresas públicas estaduais e concessionárias privadas municipais de saneamento, que utilizam modelos gerenciais de alta performance, além de incentivar o intercâmbio das melhores práticas do setor.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Águas Cuiabá foi premiada na categoria Amegsa, que possui três níveis de avaliação, com diagnóstico objetivo e a medição da maturidade do sistema de gestão completo das organizações. “Este prêmio é um importante reconhecimento nacional do trabalho que temos realizado no saneamento em Cuiabá, responsável por trazer mais qualidade de vida para pessoas”, declarou o diretor-geral da concessionária, William Figueiredo. “Dedicamos a conquista deste importante prêmio ao nosso dedicado time e à comunidade, que confia no trabalho e é parceira de todas as horas”.

De acordo com a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell, os investimentos em água e esgoto trazem benefícios para as pessoas e também o meio ambiente. “A queda de 93% das internações hospitalares por doenças associada à falta de saneamento e a redução de 13 toneladas por dia de carga poluidora dos rios Cuiabá e Coxipó são grandes resultados do trabalho que fazemos todos os dias do ano, 24 horas por dia”, destaca. Este é o segundo ano consecutivo que a concessionária vence nesta mesma categoria. Em 2021, a conquista foi do Troféu Quíron Selo Bronze.

Desde 2017, a Águas Cuiabá é a responsável pelos serviços de água e esgoto na capital mato-grossense por meio de concessão plena, iniciada em 2012. Com mais de R$ 900 milhões investidos no período, foi possível ampliar o abastecimento de água na capital e completar 100% de cobertura com água tratada. Além disso, passou de 53% para 79% a cobertura da rede de esgoto.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Comente esta notícia