facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2025
12 de Maio de 2025

24 de Agosto de 2015, 08h:02 - A | A

ESPORTES / PORTÃO DO INFERNO

Estudo aponta áreas para construçao de restaurante, belvedere e estacionamento

Ponto turístico está interditado desde 2011, quando geólogos identificaram risco de desabamento. Por motivo de segurança, os geólogos indicam a abertura de apenas 30 vagas para veículos. Já o belvedere ficará às bordas do paredão.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Um estudo geológico, realizado por professores Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), acaba de ficar pronto e aponta quais são as áreas de risco e quais são os locais que poderão receber infraestrutura, tais como um restaurante, uma trilha com 'belvedere' (pequeno terraço com mirante) e um estacionamento no Portão do Inferno, que fica na rodovia Emanuel Pinheiro, entre Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Por motivo de segurança, os geólogos indicam a abertura de apenas 30 vagas para veículos. Já o belvedere ficará às bordas do paredão.

O ponto turístico está interditado desde 2011, quando geólogos da UFMT constataram o risco de desabamento do solo.

Ao lado do Portão do Inferno, fica um precipício de 50 metros de altura e é formado por um paredão de arenito.

Na pista, o local é uma curva perigosa, que marca um trecho considerado sinistro na estrada da Chapada, porque lá aconteceram - e ainda acontecem - muitos acidentes.

Antes de ser interditado, turistas paravam no local, para apreciar a paisagem, no mirante, e comer derivados do milho em uma pamonharia, que funcionava no local.

LENDAS

O Portão do Inferno é um ponto turístico cercado por lendas, algumas delas envolvendo acidentes registrados por ali.

Uma das lendas é que abaixo da estrada tem um campo magnético que puxa tudo que passa por ali. Ou seriam as almas dos que morreram de acidentes? Ou as almas dos que foram lançados no precipício, que também teria sido usado por um tempo para “desova” de cadáveres?

O ponto turístico está interditado desde 2011, quando geólogos da UFMT constataram o risco de desabamento do solo.

CORREDOR DE TURISMO

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que irá tocar as obras, explica que a reestruturação do Portão de Inferno está dentro do programa de valorização de um corredor turístico em Mato Grosso, que envolve Chapada, Jaciara, Poconé e Nobres.

Ainda não há previsão nem de início e nem de entrega dos empreendimentos.

Por motivo de segurança, os geólogos indicam a abertura de apenas 30 vagas para veículos. Já o belvedere ficará às bordas do paredão. 

O estudo foi solicitado pela pela Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec) e cedido à Sedec, por meio de um Termo de Cooperação.

O secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, explica que o estudo geológico já foi entregue aos arquitetos que farão o projeto arquitetônico das obras para a reabertura do Portão do Inferno à visitação turística. “As recomendações serão seguidas à risca pelos projetistas”, destaca.

Álbum de fotos

Assessoria

Assessoria

Reprodução

Internet

Comente esta notícia