ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO
Um vídeo que circulou esta semana no Facebook chamou a atenção dos apaixonados pelo futebol. O vídeo, que está no youtube, mostra uma partida realizada entre o Operário de Várzea Grande e o Clube Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro. O amistoso marcava a abertura oficial do estádio Governador José Fragelli, o Verdão.
Com capacidade para 55 mil pessoas, as obras do estádio começaram em 1973 em um projeto arquitetônico de Silvano Wendel. O estádio foi motivo de duras críticas à administração de Fragelli.
Orçado em Cr$ 1.200.000,00, moeda da época, a obra que foi iniciada no Governo José Fragelli, seria finalmente concluída em 1976, já na administração do governador José Garcia Neto.
De acordo com informações obtidas em pesquisa na internet, no dia 12 de março de 1975, a equipe do Fluminense e a Seleção de Cuiabá se enfrentaram na partida que comemorava a conclusão parcial das obras, quando na oportunidade a equipe de Cuiabá entrou para a história balançando pela primeira vez as redes do "Verdão".
No ano seguinte, 8 de abril, o estádio era finamente concluído com a presença do Flamengo e um quadrangular entre os clubes da capital, Mixto, Operário e Dom Bosco.
Para sediar a Copa de 2014, o estádio foi demolido e em seu lugar será construído a Arena Pantanal,atendendo aos padrões de exigência da FIFA.
A demolição do antigo Estádio José Fragelli, a construção da moderna Arena do Pantanal e as melhorias na cidade estão orçados em R$2,5 bilhões, os valores serão oriundos do tesouro do estado, do governo federal (aeroporto) e financiamentos contraídos ao BNDES e à Caixa Econômica Federal.
VÍDEO DA PARTIDA ENTRE OPERÁRIO E FLAMENGO
A partida de estreia entre Flamengo e Operário de Várzea Grande motivou a presença no estádio de milhares de pessoas. A renda chegou a 666 mil cruzeiros (moeda da época). O time carioca, que jogou com atletas como Cantarelli, Rondineli, Edu, Júnior e Zico ganhou de 2 a 0.
Entre os atletas do time várzea-grandense estavam Jô, Mosca, César e Humberto. O Arquivo Nacional possui as imagens, inclusive coloridas, daquela inauguração de quase 4 décadas.
Uma curta reportagem divulgada pelo governo militar da época lembrou da fundação de Cuiabá, em abril de 1719, por Paschoal Moreira Cabral, e dos bandeirantes que desbravaram a região em busca de diamante e ouro. (Com informações do wikipédia/ O vídeo no youtube foi postado pelo internauta Handerson Zark)
VEJA VÍDEO
TORCEDOR SÍMBOLO DO OPERÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
Quem não conhece Jamil Zarour? Para quem viveu esse período do futebol em Mato Grosso, Jamil Zarour foi um personagem folclórico do nosso futebol. Ele foi chefe da torcida de Operário de Várzea Grande e também autor do apelido do Clube:'Chicote da Fronteira". Isso mesmo, Jamil ia com um chicote ao estádio, quando a partida era contra o rival, Mixto. Jamil também apelidou a torcedora símbolo do alvi-negro, Nhá Barbina. Em um vídeo gravado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ele fala como foi ter participado desse jogo de inauguração entre Operário e Flamengo.