facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2025
13 de Maio de 2025

25 de Março de 2023, 08h:00 - A | A

ENTREVISTA / PEDIDO DE SOCORRO

Códigos contra o assédio sexual em bares e restaurantes é bobagem, diz presidente da Abrasel

Lorena Bezerra defende pedidos de socorro diretamente dirigidos aos funcionários dos estabelecimentos

ANA MARIA FERREIRA
DO REPÓRTER MT



Lorena Bezerra, presidente da Abrasel/MT, comentou em entrevista ao Repórter MT as iniciativas de bares e restaurantes para coibir o assédio sexual nesses ambientes e falou acerca da expectativas de crescimento do setor que tem apostado nos feiras gastronômicas, como a que acontece nos próximos dias 25 e 26 de março no parque Tia Nair para promover a venda de produtos de chocolate, já visando o período da Páscoa.

Em caso de assédio sexual, para  Lorena Bezerra, a mensagem de pessoas assediadas em estabelecimentos comerciais, principalmente em bares e restaurantes precisa ser clara e direta. O pedido de socorro tem de ser universal e dirigido aos funcionários do estabelecimento: Estou sendo assediada (ou ameaçada) e preciso de ajuda”, explica. Aí cabe a orientação, treinamento adequado acerca das providencias que o estabelecimento deve tomar nesses casos.

Ocorre que alguns bares, restaurantes espalhados pelo país têm adotado códigos que podem vir em forma de nome de drinks ou pratos da casa. A ideia é que a pessoa, principalmente mulheres, que se sentirem coagidas, solicitem o prato ou bebida, dessa forma o estabelecimento entende o pedido de socorro.

Veja a entrevista

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia