Cuiabá, 06 de Julho de 2022
logo

21 de Junho de 2022, 20h:18 - A | A

PAPO RETO / POLÊMICA EM PAUTA

Câmara adia votação sobre inclusão de taxa de lixo na conta de água em Cuiabá

DO REPÓRTER MT



A Câmara Municipal decidiu adiar a votação sobre o Projeto de Lei Complementar que autoriza a Prefeitura de Cuiabá a realizar a cobrança da taxa da coleta de lixo, "inserida" na fatura de água e esgoto na capital. A proposta foi retirada de pauta e o líder do governo, vereador Adevair Cabral (PTB), garantiu que um técnico da Secretaria de Fazenda irá até a Casa de Leis para explicar os detalhes do projeto.

Ano passado, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) havia enviado o projeto que, além de garantir a cobrança da taxa - até então paga pela Prefeitura -, isentaria ao menos 35 ml famílias cuiabanas. Entretanto, a proposta recebeu oito votos contrários e foi reprovada.

O projeto voltou à tona este ano, pois, de acordo com o texto, a cobrança do tributo deve ser implantada de forma obrigatória pelos municípios, conforme a Lei Federal 14.026/2020, sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), em julho de 2020.

No entanto, a polêmica está em torno de dois pontos. Primeiro: a Prefeitura pode ou não continuar arcando com a taxa da coleta; e segundo: é correto que a cobrança seja inclusa na conta de água?

Essas duas questões devem ser esclarecidas antes que o projeto volte à pauta de votação.

Leia mais

Diego diz que vereadores vão barrar criação da taxa de lixo em Cuiabá

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Comente esta notícia

Raquel 22/06/2022

Uma vergonha um prefeito mandar para Câmara pra aprovar uma porra dessas, fazem muitas coisas com nosso dinheiro até modess estão comprando para as pessoas, modess cada pessoas cuida da sua intimidade,modess é sinal de desvio de dinheiro e esses vereadores que aumentam os seus salários e porque não sai pelas casas perguntando o que as pessoas querem ou precisam,alimentação, remédios para os idosos,ver o que os bairros querem,,modess podem deixar que ninguém passou com menstruações da conta de comprar,as pessoas estão ostentando as unhas com esse dinheiro pode ajudar idosos, para comprar seus remédios e vcs parem de ficar com a bunda na cadeira,cria vergonha mostra trabalho, vamos tirar muitos vereadores, deputados e senadores vão travakhar e pegar peso acostumaram na boa vida e agora coletar lixo na conta da água,respeitam o povo cambada de espertão

1 comentários

1 de 1