SÍLVIA DEVAUX
DA REDAÇÃO
Três escolas estaduais em Várzea Grande suspenderam as atividades desta semana depois de registrar casos de covid-19. Outras ainda têm funcionários com suspeitas.
A suspensão na Escola Estadual Fernando Leite de Campos foi comunicada pelo diretor Ranielli Mendes em vídeo postado no Youtube e nas redes sociais.
O diretor avisou que o atendimento está suspendo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) para a desinfecção da unidade e, assim, garantir a segurança de toda comunidade e também dos funcionários.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) informou que ainda suspenderam as atividades após também confirmarem casos a E.E. Ubaldo Monteiro, no Jardim dos Estados, E.E Porfíria Paula de Campos, Santa Isabel, e E.E. Fernando Leite de Moraes, no Cristo Rei.
Na E.E. Professora Vasti Pereira, no Mapim, e a E.E. Especializada CHP Célia Rodrigues Duque, no Centro, os funcionários com o vírus foram afastados e as atividades seguem normal. As atividades nas demais escolas retornam somente na segunda-feira (22), quando também serão retomadas as entregas das apostilas aos estudantes.
Diante disso, a Prefeitura de Várzea Grande pediu um posicionamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que faz um levantamento detalhado em todas as 44 unidades.
Preocupados, principalmente porque houve comentários sobre suspeita de caso na E.M.E.B. Jaime Veríssimo de Campos Junior (Jaiminho), no bairro Nova Várzea Grande, a Prefeitura também já está fazendo o levantamento.
Para dirigente do Sintep/MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares, o quadro confirma a posição contrária ao retorno, mesmo em sistema híbrido. "Aulas presenciais apenas com a vacinação. A situação da pandemia não pode ser conduzida de forma irresponsável, como se fosse apenas uma gripezinha”, defendeu.
Em nota, a Seduc esclareceu que "os servidores infectados ou com sintomas são afastados imediatamente e orientados a fazer a testagem na Arena Pantanal, nos casos da Baixada Cuiabana".
Veja vídeo:
Leia a íntegra da nota da Seduc
Nota à Imprensa - covid-19
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) orienta continuamente as direções das escolas estaduais a realizarem todos os protocolos de biossegurança para prevenir e combater o contágio do covid-19.
As escolas com casos confirmados fazem a desinfecção das unidades e outras, quando o caso requer, são apoiadas pelo Corpo de Bombeiros. Os servidores infectados ou com sintomas são afastados imediatamente e orientados a fazer a testagem na Arena Pantanal, nos casos da Baixada Cuiabana.
Os servidores do grupo de risco continuam em teletrabalho, como determina portaria do Governo do Estado. Em dezembro de 2020, a Seduc repassou mais de R$ 5 milhões, para todas as escolas estaduais, para comprarem produtos necessários ao combate do coronavírus.
Para melhor controle e transparência dos dados sobre infecção reforçamos que as direções das escolas e servidores notifiquem no e-mail [email protected] do Núcleo de Saúde e Segurança da Seduc-MT.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão