facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2026
19 de Junho de 2026

26 de Maio de 2026, 15h:25 - A | A

CIDADES / AMPLIAÇÃO DO EFETIVO

Estado projeta convocação de 283 policiais penais e reforço no sistema prisional em 30 dias

Cronograma de posses atende à demanda setorial e fortalece a estrutura de segurança, saúde e assistência psicossocial nas unidades de Mato Grosso

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso planeja a incorporação de novos servidores ao sistema penitenciário do Estado. Uma decisão publicada nessa segunda-feira (25) pelo juiz Bruno D'Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, estabeleceu o prazo de 30 dias para o andamento da posse de 283 candidatos aprovados no concurso público de 2016. A convocação abrange o cargo de policial penal e profissionais de nível superior.

A medida dá continuidade às ações integradas de recomposição do funcionalismo público e atende a um pedido do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT). O foco principal é otimizar a distribuição de pessoal e aprimorar o atendimento nas estruturas penais em todo o território mato-grossense.

O chamamento dos novos profissionais complementa o cronograma iniciado pelo Poder Executivo, que já resultou na nomeação de 268 candidatos, consolidando a posse efetiva de 209 novos servidores na rede estadual. Com o preenchimento das 283 vagas remanescentes, a gestão estadual e o Poder Judiciário alinham as metas para o fortalecimento do quadro.

O incremento de pessoal vai beneficiar diretamente unidades estratégicas e de grande porte em Mato Grosso, como a Penitenciária Central do Estado (PCE), na capital, e os complexos penitenciários de Sinop e Rondonópolis.

Atualmente, o grupo de 13 unidades listadas no plano conta com um efetivo de 1.068 policiais penais da ativa, número que saltará para 1.510 servidores com a conclusão das novas posses programadas.

O planejamento do Estado inclui também o reforço de equipes multidisciplinares com a chegada de assistentes sociais e psicólogos classificados no certame. A atuação desses profissionais de nível superior visa consolidar os programas internos de assistência à saúde e assegurar o cumprimento regular dos atendimentos psicossociais direcionados aos reeducandos.

Como parte das estratégias paralelas de suporte para assegurar a tranquilidade e a eficiência operacional das unidades, a administração estadual também estruturou um procedimento para a contratação temporária de 1.077 vigilantes prisionais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Tate 31/05/2026

Inacreditável isso, concurso de 2016 já há 10 anos atrás e isso está expirado. Pois fiz um concurso em 2005 e nunca fui chamado porque dizem que está fora do prazo que se pode ficar por 2 anos e prorrogando por mas 2 anos. Mas isso aí tem 10 anos.

positivo
1
negativo
1

1 comentários