DA REDAÇÃO
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (20) a lei que cria o Fundo Nacional do Desenvolvimento Ferroviário (FNDF). O projeto é um pré-requisito para a criação da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) em Mato Grosso, uma demanda antiga do setor produtivo.
A Medida Provisória 845/18 teve parecer favorável da comissão mista no Congresso na semana passada. Os recursos para o novo fundo virão do orçamento da União, de doações e outras fontes, como valores arrecadados com a concessão da Estrada de Ferro 151, conhecida como Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP).
“Inicialmente, o Fundo Ferroviário previa aplicação obrigatória de recursos na ligação do Complexo Portuário de Vila do Conde, no Pará, à Ferrovia Norte-Sul. Isso significava a paralisação do projeto da FICO. Falamos com o relator, deputado Lúcio Vale, que também é do PR, nosso partido. Houve um acordo e as alterações foram consignadas. Agora teremos condições de avançar nessa importante ferrovia para Mato Grosso”, disse o senador Wellington Fagundes (PR-MT), que é presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog).
Leia mais:
Ministro garante R$ 4 bilhões para ferrovia em MT
Plano de Mauro foca obras inacabadas, geração de emprego e Saúde
Não se pode demonizar um setor responsável por boa parte da economia de MT, diz analista