EXTRA ONLINE
Não tem jeito: no carnaval, cervejas, caipirinhas, batidas e outros diversos tipos de bebidas alcoólicas são os principais combustíveis dos foliões que querem saciar a sede de diversão. Mas, sem querer jogar água no chope de ninguém, vale lembrar que as bebidas alcoólicas são verdadeiras vilãs das dietas, e quando consumidas em excesso, fazem mal à saúde:
— 1g de álcool equivale a 7 calorias, logo, as bebidas são muito engordativas. Além disso, o álcool (especialmente as bebidas destiladas) acelera o processo de desidratação, provocando danos ao organismo — explica a nutricionista Bianca Evans, que dá dicas de como amenizar o efeito das bebidas: — É importante ingerir muita água após cada dose de bebida. Isso ajuda a diluir e a eliminar o excesso de álcool do organismo.
Cerveja: Uma lata de 350ml da “loura” contém 147 calorias. Assim como o chope (abaixo), é uma bebida fermentada feita à base de cereais, principalmente cevada. Em excesso, provoca desidratação.
Chope: Possui 126 calorias num copo de 300 ml. É uma bebida fermentada, e que por ser calórica, pode se acumular no corpo sob forma de gordura.
Caipirinha: O drinque tipicamente brasileiro é o terror das dietas: um copo de 100 ml possui 260 calorias. Por conter cachaça, pode causar desidratação e uma baita ressaca.
Batida de coco: Feita de vodca, leite condensado e leite de coco, é uma bomba engordativa: possui 295 calorias num copo de 200 ml. E não se engane com a doçura: o teor alcoólico é elevadíssimo.
Tequila: Uma dose de 50 ml contém 110 calorias. De origem mexicana, é uma bebida destilada extraída da planta Agave azul(semelhante à babosa). Costuma ser consumida com sal e limão e, como possui alto teor alcoólico, pode sobrecarregar o fígado.
Dica da especialista: Para quem vai enfiar o pé na jaca no carnaval, um santo remedinho (que é superprático e fica pronto em 5 minutos) ajuda a amenizar o malestar provocado pela ressaca: chá verde. “É um ótimo desintoxicante e digestivo natural. E ainda ativa o sistema imunológico”, diz a nutricionista Bianca Evans.