IGOR RIBEIRO
UOL
Jojo Todynho contou que tem usado testosterona para acelerar o ganho de massa muscular. Apesar da naturalidade com que tratou o tema, o uso da substância levanta alertas. Saiba o que é e quais são os riscos relacionados ao hormônio.
Os riscos do uso de testosterona
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A testosterona é um hormônio naturalmente produzido pelo corpo. Ele é fundamental para funções como aumento da libido, desenvolvimento de músculos e manutenção dos ossos.
O uso descontrolado do hormônio, comum entre pessoas que buscam resultados rápidos na academia, pode provocar alterações hormonais e metabólicas perigosas. Segundo o portal do médico Drauzio Varella, os riscos variam conforme o sexo, mas afetam igualmente o equilíbrio do organismo.
Em mulheres, os efeitos mais comuns incluem crescimento de pelos, engrossamento da voz, aumento do clitóris, acne, queda de cabelo, ganho de peso e até alterações emocionais, como irritabilidade e depressão. Já em homens, o excesso pode reduzir a produção de espermatozoides, causar aumento das mamas, insônia, oscilações de humor e risco maior de câncer de próstata. Leia a matéria completa no UOL.















