facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

30 de Dezembro de 2017, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / ALIMENTAÇÃO

Consumo excessivo de pão branco é equivalente a ingerir glicose

Estudo espanhol associa o consumo de pão branco com o aumento do risco de obesidade

MINHA VIDA



Comer um pão quentinho no café da manhã é um hábito muito comum entre as pessoas, porém a quantidade excessiva de carboidratos presente no alimento pode ser prejudicial à saúde.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 por pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha, consumir mais de dois pães brancos por dia está associado a um aumento de 40% no risco de obesidade. Os pesquisadores analisaram mais de 9 mil voluntário por 5 anos, levando em conta os seus hábitos alimentares através de um questionário de frequência alimentar.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

A farinha usada para fazer o pão branco é altamente refinada, transformando o amido rapidamente em açúcar, ou seja, quando uma pessoa já sofre de sobrepeso ou tem resistência à insulina, o processo se torna uma verdadeira bomba.

O pão branco apresenta o maior índice glicêmico e, por isso, não deve ser consumido em grandes porções. Segundo o pesquisador Miguel Ángel Martínez-González comer pão branco é o mesmo que tomar glicose, isso por que quando ingerido provoca um alto pico de glicose no organismo.

Contudo, nem todos os tipos de pães se vinculam ao risco de excesso de peso, por isso, não é preciso deixar de consumir o alimento. O pão integral é uma excelente alternativa para entrar no cardápio por não ser preparado com farinha refinada, mantendo as quantidades de vitaminas, minerais e fibras dos cereais no pão, tornando-o bastante nutritivo.

Comente esta notícia