Cuiabá, 25 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Outubro de 2026

25 de Outubro de 2026, 16h:30 - A | A

POLÍTICA / DISPUTA À PRESIDÊNCIA

Contagem de votos é paralisada em todo país após STF prorrogar votação até 19h

Determinação do ministro Cristiano Zanin estendeu o horário de recebimento de votos até as 19h (horário de Brasília).

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Contagem e divulgação dos resultados só terão início após o fechamento de todas as urnas

Contagem e divulgação dos resultados só terão início após o fechamento de todas as urnas

DO REPÓRTERMT



A divulgação da apuração dos votos deste segundo turno das eleições presidenciais foi temporariamente suspensa e adiada em todo o país neste domingo (25) por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida estendeu o período de votação em todas as seções eleitorais brasileiras até as 19h (horário de Brasília). Como a legislação eleitoral impede a liberação de dados parciais enquanto houver eleitores votando em qualquer parte do território nacional, o início da transmissão dos boletins de urna foi postergado.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

As campanhas de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) pediram ao Tribunal Superior Eleitoral a prorrogação do horário de votação em localidades afetadas por problemas que dificultaram o acesso dos eleitores às urnas. No entanto, a decisão é baseada no pedido feito pelo PT.

Na despacho proferido às 16h32, o magistrado destacou a urgência da medida: "Considerando a gravidade dos fatos narrados, que chegaram ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal em 16:32:49, da data de hoje, e diante da urgência evidente na medida, determino prorrogação por duas horas, até às 19h, horário de Brasília, do encerramento do recebimento dos votos em todas as seções de todo o Brasil, cabendo ao TSE dar cumprimento".

A determinação ocorreu em meio a acionamentos apresentados pelas equipes jurídicas dos candidatos. Pela tarde, a coligação do Lula requereu em caráter liminar a dilatação da votação até as 19h, apontando gargalos na circulação de ônibus e transporte público que prejudicaram o acesso dos eleitores aos locais de votação.

O documento inicial focou em municípios baianos (como Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas) e foi expandido para cobrir outros nove estados: São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Roraima, Piauí, Paraíba, Pará, Paraná e Rio de Janeiro.

Entre os problemas citados pela campanha petista figuraram frota reduzida de coletivos, recusa de empresas contratadas para rotas em áreas indígenas e filas nos terminais. A coligação solicitou ainda a entrega de senhas aos eleitores presentes nas filas das seções às 17h, além da apuração policial contra eventuais entraves causados ao exercício do voto.

Por outro lado, a campanha do candidato Flávio Bolsonaro (PL) também acionou a Justiça Eleitoral requerendo a ampliação do funcionamento das urnas por duas horas em cidades afetadas por chuvas intensas e falta de energia elétrica.

A solicitação abrangeu municípios de Minas Gerais (incluindo Belo Horizonte e região metropolitana), Rio Grande do Sul (com cidades atingidas pela cheia do Rio Uruguai), São Paulo, Paraná e Santa Catarina, solicitando a distribuição de senhas aos eleitores presentes às 19h.

O ministro determinou a prorrogação por duas horas do encerramento do recebimento dos votos em todas as seções eleitorais de todo o Brasil, cabendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dar cumprimento a essa ordem.

Comente esta notícia

Wilma Comim 25/10/2026

Que absurdo vergonhoso. Brasil nas mãos da bandidagem.

positivo
0
negativo
0

1 comentários