Assessoria

o governador Pedro Taques (PSDB) ainda está avaliando se vai se manifestar sobre esta ofensiva.
KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
Um grupo de advogados de Campinas está fazendo uma campanha de coleta de assinaturas para, mediante as adesões, convencer o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil a pedir o impeachment de 17 governadores e ex-governadores, acusados de terem cometido o mesmo crime apontado contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), as pedaladas fiscais. Um deles é Pedro Taques (PSDB) e o ex-governador de Minas e atual senador, Aécio Neves. (PSDB).
Embora a ofensiva seja um claro apoio à Dilma Rousseff, entre os apontados, há também um governador petista, Jaques Wagner, do PT da Bahia.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
VEJA A FOTO DOS APONTADOS
Reprodução
Os governadores que teriam praticado 'pedaladas'.
Na campanha, alojada no site Change.org, os Advogados Independentes de Campinas, como o grupo de intitula, alegam que a Ordem precisa ser coerente, já que pediu o impeachement de Dilma.
No trecho do abaixo-assinado, eles cobram da entidade posição “neutra”.
A meta é alcançar mil assinaturas. A campanha já conta, nesta segunda-feira (16) com 971 apoiadores.
Para assinar, basta acessar aqui.
De acordo com o Gabinete de Comunicação (Gcom), o governador Pedro Taques (PSDB) está viajando e ainda não há certeza se irá manifestar sobre esta iniciativa.
CONFIRA O TEXTO DA CAMPANHA NA ÍNTEGRA
O afastamento provisório da Presidente Dilma Roussef, para apuração de eventual crime de responsabilidade, ocorreu por conta das chamadas “pedaladas fiscais”.
A OAB, tanto em âmbito Federal, quanto Estadual e Municipal, apoiou todo o procedimento submetido e aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, sempre sustentando que a prática de gestão orçamentária em questão caracteriza-se como crime de responsabilidade e justifica o impeachment do mandatário que dela lança mão.
O noticiário dos últimos meses dá conta que os governadores de 16 estados brasileiros praticaram atos idênticos na gestão dos orçamentos que lhes dizia respeito.
A coerência nas atitudes é essencial para aqueles que afirmaram agir com neutralidade e imparcialidade, como fizeram os dirigentes da OAB. É imprescindível que a OAB, efetivamente, cumpra com seu dever de coerência e não deixe dúvida ser uma entidade neutra e imparcial. A neutralidade é oposta à seletividade. Que não existam dois pesos e duas medidas para situações idênticas.
A OAB, a fim de se manter apartidária e coerente com seu dever maior, qual seja, a defesa da Democracia e da Constituição Federal, em não se posicionando com a mesma firmeza e veemência, conduzir-se-á ao descrédito absoluto perante a sociedade brasileira, desacreditando igualmente os seus milhares de inscritos.
Portanto, nós abaixo-assinados, vimos pelo presente requerer que a Ordem dos Advogados do Brasil, como também sua Seção de São Paulo, proceda imediatamente à solicitação de abertura de processo de impedimento em face de todos Governadores Estaduais que tenham praticado condutas idênticas àquela imputada à Presidente da República ora afastada. É imperioso que entidade que representa a advocacia aja com contundência contra os governadores que também praticaram as chamadas “pedaladas fiscais”, para que sejam processados por crime de responsabilidade e impedidos de seguir exercendo os respectivos mandatos para os quais foram eleitos.















Wandir Leite 20/05/2016
Resposta ao internauta NILSON: Ou voce não reside em Mato Grosso,ou estais morando na Lua: Pois dizer que o atual Governador Pedro Taques, é o primeiro e unico governador de Mato Grosso, que é decente é pilheria ou não conheçe a nossa historia politica. Já tivemos sim grandes,honrados e dignos Governadores como exemplo Arnaldo Figueiredo,Fernando Correa,Ponce de Arruda, Pedrossian, Fragelli,Garcia Neto,Frederico,Julio Campos, Jaime Campos,Dante e outros....A bandalheira em MT começou quando a turma da BOTINA (Maggi-Silval)assumiram o comando do nosso Estado. Esperamos que o Dr.Taques naõ deixe o seu Governo ir para o mesmo caminho dos seus dois antecessores.
Ag.lima 17/05/2016
A lei deve ser para todos. Se faz necessário apurar os fatos ou ao menos debater perante a opinião pública. Caso contrário, estaremos fornecendo um argumento à aqueles que acreditam nessa conversa de golpe.
guapoti 16/05/2016
se cometeram o mesmo erro, tem que ser punido, com a perda de mandato tambem.
alexandre 16/05/2016
não dá pra comparar Pedro com dilma, Pedro é ruim com servidor publico isso será a ruína eleitoral dele, dilma não salva nada, ela quebrou o Brasil com seu populismo e incompetência.Todos os programas assistencialistas sociais acabaram por falta de dinheiro.
NILSON 16/05/2016
"Nunca Mato Grosso teve um governador como Pedro Taques. Agora que conseguimos eleger uma pessoa decente, vocês querem tirar? Façam como Pedro, vão trabalhar." kkk Mayara, decente? Pedro trabalhando? kkk vc deve viver no junto com a Alice no país da maravilhas kkkk
Stanley 16/05/2016
Engraçado, não sou adepto à nenhum dos lados, mas até onde eu saiba o Governo do Estado de Mato Grosso não tem um banco próprio (tinha o BEMAT), cerne da discussão das pedaladas é justamente utilizar-se do sociedade majoritárias dos bancos públicos para fazer caixa e manter a maquiagem nas contas. Pra quem ler um pouquinho, percebe o quanto isso soa ridículo... peça orçamentária se muda, como de fato todos mudaram, ocorre que no caso de mato grosso nós temos uma dívida astronômica pra pagar com bancos, e a União não dispõe desse dispositivo... eis a grande diferença... colocar tudo no mesmo saco é no mínimo incoerente... só acho...
Stanley 16/05/2016
Engraçado, não sou adepto à nenhum dos lados, mas até onde eu saiba o Governo do Estado de Mato Grosso não tem um banco próprio (tinha o BEMAT), cerne da discussão das pedaladas é justamente utilizar-se do sociedade majoritárias dos bancos públicos para fazer caixa e manter a maquiagem nas contas. Pra quem ler um pouquinho, percebe o quanto isso soa ridículo... peça orçamentária se muda, como de fato todos mudaram, ocorre que no caso de mato grosso nós temos uma dívida astronômica pra pagar com bancos, e a União não dispõe desse dispositivo... eis a grande diferença... colocar tudo no mesmo saco é no mínimo incoerente... só acho...
César 16/05/2016
O Mayara, seja coerente na sua opinião.O que se aplica para Francisco tem se aplicar a Chico, João,Pedro,Sebastião e Mayara. Se teve erro, tem que ser punido sim, seja ele de qual partido for, e não só aos adversários ao seu partido. Coerência, honestidade e imparcialidade tem que fazer parte do nosso senso crítico.
Mayara 16/05/2016
Era só o que faltava. Não aceitaram o impeachment da DilmANTA e querem descontar em quem de fato está trabalhando. Nunca Mato Grosso teve um governador como Pedro Taques. Agora que conseguimos eleger uma pessoa decente, vocês querem tirar? Façam como Pedro, vão trabalhar.
HELCIO 16/05/2016
A diferença principal é que enquanto Taques recebeu o Estado de Mato Grosso totalmente falido, com a contabilidade essencialmente maquiada, Rousseff sucedeu a ela mesma e vendeu a imagem de um País cuja propaganda todo brasileiro gostaria de morar! Portanto, eventuais atrasos de Taques, caso tenham ocorrido, são justificados pela falta de receita enquanto que Rousseff não tem para onde correr!
HELCIO 16/05/2016
A diferença principal é que enquanto Taques recebeu o Estado de Mato Grosso totalmente falido, com a contabilidade essencialmente maquiada, Rousseff sucedeu a ela mesma e vendeu a imagem de um País cuja propaganda todo brasileiro gostaria de morar! Portanto, eventuais atrasos de Taques, caso tenham ocorrido, são justificados pela falta de receita enquanto que Rousseff não tem para onde correr!
11 comentários