facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

12 de Dezembro de 2022, 16h:39 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO ALFEU VIII

Polícia Federal fecha garimpo dentro de área indígena em MT

A ação busca reprimir o garimpo ilegal na região da Terra Indígena do Sararé.

DO REPÓRTER MT



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) a Operação Alfeu VIII, que visa o combate a crimes contra o meio ambiente e contra o patrimônio da União. A ação busca reprimir o garimpo ilegal na região da Terra Indígena do Sararé, próximo à cidade de Pontes e Lacerda.

A Terra Indígena é local bastante conhecido pela intensa atividade de extração ilegal de minério, o que exige atuação da Polícia Federal tanto de forma investigativa, quanto em ações ostensivas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Operação conta com a cooperação de órgão de segurança pública e de fiscalização, tais como a Força Nacional de Segurança – FNS, o IBAMA e a FUNAI.

A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.

A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado.

Foram inutilizadas 02 retroescavadeiras e 04 motores utilizados no garimpo ilegal da região do Rio Sararé.

Comente esta notícia