facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Maio de 2025
10 de Maio de 2025

16 de Outubro de 2016, 14h:00 - A | A

POLÍCIA / VEJA FOTOS

Lixo e entulhos tomam conta da Central de Flagrantes de Cuiabá

A reportagem recebeu várias fotos de internautas, que mostram o descaso e a falta de organização do Cisc Planalto.

LUIS VINICIUS
DA REDAÇÃO



Funcionários do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), localizado no bairro Planalto, reclamam do descaso que a Central de Flagrantes de Cuiabá vem sofrendo nos últimos tempos. Lixo, entulho e água parada são vistos de forma constante no pátio e no interior da unidade, formando um enorme criadouro do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

Em fotos enviadas por internautas para a reportagem, é possível verificar plásticos descartáveis feitos para marmita e também copos descartáveis acumulando água parada no local, entre veículos e motocicletas apreendidas. No lado de fora da unidade, existe também uma ‘caixaria’ de encanamento da unidade de segurança pública destampada, trazendo risco à saúde e segurança de quem frequenta a unidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Proliferação do mosquito da dengue é o que mais se vê ai no pátio do Cisc Planalto. Eu já vi vários bichos perigosos sair do meio desse mato e desses veículos que estão parados ai há muito tempo. Um lugar que era pra trazer segurança à população é local de muita sujeira. Isso é uma vergonha por parte do governo do Estado, deixar a Central de Flagrantes da forma que está. Qualquer hora pode acontecer uma tragédia no pátio do Cisc”, contou uma funcionária que não quis se identificar.

“Aqui está se tornando um local perigoso para nós que estamos todos os dias aqui. O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Segurança Pública, tem que resolver essa situação o mais rápido possível. Vai esperar que algo de ruim aconteça com a gente aqui para tomar providência?”, disse uma funcionária do Cisc.

No último dia 25 de setembro, Bruno Vinicius Souza Delgado, 19, foi preso em flagrante tentando furtar uma motocicleta que estava no pátio da Central de Flagrantes. De acordo com as informações da Polícia Civil, uma testemunha chegou ao local, por volta das 9h, relatando que um suspeito estaria furtando uma moto.

Os policiais foram até o pátio e encontraram o rapaz carregando a moto. Ele estava terminando de passar a moto pela tela de proteção, que está danificada. O suspeito foi detido e atuado pela tentativa de furto. “Aqui está se tornando um local perigoso para nós que estamos todos os dias aqui. O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Segurança Pública, tem que resolver essa situação o mais rápido possível. Vai esperar que algo de ruim aconteça com a gente aqui para tomar providência?”, disse a funcionária. 

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), explica que a limpeza do pátio do Cisc Planalto é feita em intervalos regulares por uma empresa terceirizada. Uma nova limpeza já foi agendada e deverá ser executada nos próximos dias.

A assessoria de imprensa conta que a Polícia Judiciária Civil não tem autonomia para dar destinação aos veículos que se encontram acautelados no pátio, uma vez que estes se encontram vinculados a inquéritos policiais de flagrantes. É preciso aval da Justiça para doações ou destruição.

A necessidade de melhorias na estrutura da unidade é reconhecida pela Sesp. Prova disso é que se encontra em fase final o trâmite do processo de contratação da obra de reforma da estrutura do Cisc Planalto.

Orçado em R$ 518 mil, o projeto prevê a pintura completa, troca de mobiliário, troca das instalações elétricas, construção de sanitários para servidores, construção de depósito de evidências criminais, reforma nas áreas de boletim de ocorrência e recepção, entre outras intervenções. A licitação será lançada ainda neste ano.

A necessidade de melhorias na estrutura da unidade é reconhecida pela Sesp. Prova disso é que se encontra em fase final o trâmite do processo de contratação da obra de reforma da estrutura do Cisc Planalto.

Dados da doença

Os casos de dengue aumentaram 16% em Mato Grosso. De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde (SES), este ano já foram registrados 25.846 casos da doença. No mesmo período de 2015 foram 22.238 notificações.

Já em relação ao zika vírus, doença também transmitida pelo mesmo mosquito, são mais de 24 mil casos suspeitos em todo estado. A incidência acumulada é de 791 casos por 100 mil habitantes de acordo com a SES.

Os casos de febre chikungunya registrados este ano são 1.279 em Mato Grosso.

Álbum de fotos

Comente esta notícia