facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

01 de Fevereiro de 2023, 12h:04 - A | A

PODERES / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Com Botelho, Max e Janaina no comando, Mesa Diretora é eleita com 23 votos favoráveis

A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), após a posse.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) foi eleito, pela quarta vez, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (01). A chapa única, intitulada "Assembleia Unida Por Mato Grosso", conseguiu 23 votos favoráveis e um contra.

São membros da Mesa para o biênio 2023/2025: Botelho presidente; Max Russi (PSB) como 1º secretário; Janaina Riva (MDB) como vice-presidente; Wilson Santos (PSD) como 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT) como 2º secretário; Gilberto Cattani (PL) como 3º secretário; e Valmir Moretto (Republicanos) como 4º secretário.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A eleição ocorreu logo após a posse dos deputados estaduais eleitos no pleito do ano passado. Com a vitória, Botelho agradeceu a oportunidade.

“Agradeço essa oportunidade, os companheiros deputados que mais uma vez confiaram em mim para presidir essa casa”, comemorou Botelho.

“Quero agradecer a confiança que por unanimidade foi depositada em mim. Eu considero unanimidade, acho que essa pessoa que votou não errou. Sei das grandes responsabilidades e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir essa Casa de Leis ao lado dos demais membros da Mesa Diretora”, acrescentou.

Botelho repetiu a dobradinha com o deputado Max e agora, eles vão administrar um orçamento de R$ 675 milhões para este ano. O valor é o maior já disponibilizado para o Poder Legislativo de Mato Grosso.

A disputa

Inicialmente, Botelho e Max eram adversários na disputa pela Comando da ALMT. Toda a celeuma se deu após o chefe do Legislativos anunciar que não disputaria a reeleição por conta de impedimento jurídico do Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, um novo entendimento do STF deu carta branca para Botelho retornar a disputa. Com isso, ele conversou com seu então adversário para que voltassem a "dobradinha", que foi defendida por diversos parlamentares visando um possível "racha no Parlamento".

Após muitas conversas, Max optou pela composição, seguindo orientação de seu grupo político.

Comente esta notícia