facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

04 de Outubro de 2022, 20h:00 - A | A

PODERES / 2º TURNO

Analista aponta Lula enfraquecido após erros em pesquisas e crê em estratégias de Bolsonaro

Para o analista político, o impacto das pesquisas de intenção de votos será muito menor por causa dos erros no primeiro turno.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



A pedido do RepórterMT, o analista político Onofre Ribeiro avalia que no segundo turno o jogo começa do zero, com Lula maiores dificuldades para a esquerda. Ele considera que Lula (PT) foi profundamente beneficiado no primeiro turno, por uma dobradinha entre os grandes veículos de imprensa e os institutos de pesquisa, que indicavam a vitória dele no primeiro turno e portanto caíram no descrédito.

“Os institutos de pesquisa erraram muito feio e a grande mídia perdeu um instrumento de campanha”, avalia o analista.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com o desgaste causado pela discrepância entre os números das últimas pesquisas divulgadas no sábado (01) e os números oficiais totalizados pela Justiça Eleitoral após o pleito de domingo (02), os institutos saem desmoralizados e Lula terá que mudar de estratégia no embate direto com Jair Bolsonaro (PL).

“Agora o Lula vai ter que voltar para a rua para começar uma campanha com elementos que ele desconhece porque ele foi muito favorecido pelos institutos de pesquisa e esqueceu de fazer uma campanha efetiva.

“Agora o Lula vai ter que voltar para a rua para começar uma campanha com elementos que ele desconhece porque ele foi muito favorecido pelos institutos de pesquisa e esqueceu de fazer uma campanha efetiva. Como foi a campanha dele? Em ambiente controlado, fechado, falando de pesquisas. Ele agora vai ter que pôr a cara inevitavelmente, porque ele não pode mais contar com as pesquisas dando um favorecimento permanente e instrumentalizado pela mídia”, defende Onofre.

Além disso, segundo o analista, os candidatos que conseguiram se eleger vão querer manter distância da campanha: governadores, senadores, deputados federais e estaduais perdem naturalmente o interesse de participar ativamente no segundo turno. Por isso, Onofre acredita que esse será um pleito mais solitário.

“Eu vejo que ele [Lula] vai ter que fazer como se fosse uma eleição nova. Acho que para ele vai ser mais difícil, porque ele está sem aliados, não fez grandes bancadas, não tem grande bancada no congresso e não tem a aliança da mídia e dos institutos de pesquisa”, diz.

Para Onofre Ribeiro, a campanha de Jair Bolsonaro compreendeu que se virar o resultado onde perdeu, conseguirá vencer a eleição. É justamente por isso que o presidente da República sinaliza que Minas Gerais deve ser um dos seus alvos preferenciais e imediatos no segundo turno.

Além disso, Onofre acredita que a campanha bolsonarista será capaz de mudar parte dos votos nos nove estados do Nordeste do país e acredita que entre os próximos passos de Bolsonaro incluirão passagens pela região.

“O Nordeste é uma questão de discurso, ele pode discursar lá e mudar o rumo das coisas, porque ele fez para o nordeste muito mais do que o Lula fez. O que ele não fez foi propaganda disso”, conclui.

Os eleitores voltam às urnas no dia 30 de outubro. Em Mato Grosso haverá segundo turno somente para a Presidência da República. A campanha teve início nesta segunda-feira (03) e segue até o dia 28.

LEIA MAIS - Bolsonaro confirma preferência do eleitorado de MT com 59,8% dos votos

Comente esta notícia

Silva 05/10/2022

Lula 13, não adianta dinheiro na compra de voto, não adianta ameaça aos trabalhadores, não adianta auxilio e mais promessas em epoca de campanha, queremos Lula 13 para presidente, queremos leite ,arroz, feijão, carne e pão na nossa mesa. Não queremos ganhar nada dos patrões, nada dos ricos, quere.os trabalhar e sobreviver com nosso dinheiro. Queremos acabar com sigilo de cem anos, pois assim veremos quem é o verdadeiro ladra. Em falar nisso bostominios, Bolsonaro esta com seu grande apoiador, kkk, Sergio Mouro , o seu super Homem kkkkkkkkkkkkk.

positivo
0
negativo
0

Silva 05/10/2022

Esse nunca acerta por que é uma Maria vai com as outras. Sempre do lado de quem pode mais. Chegou de paraquedas, vergonha para o nosso jornalismo.

positivo
0
negativo
0

Gilston 05/10/2022

O que vem deste Sr Onofre não tem valor ja que ele nunca fala das qualidade do governo Lula. Ele ja demostro que é bolsonalista roxo. Ele diz que a multidão no dia 07 Setembro era dataPovo que o bolsonario ja estava eleito pelas multidão~es das carreata e motociatas. Onofre, nunca vai dizer nada em favor do Lula ou do PT. Negocio dele é desclassificar o PT.Onofre não tem coerência, Odeia o PT QUE ATÉ PARECE QUE O PT JA LHE FEZ UM MAL PARTICULARMENTE.

positivo
0
negativo
0

Salas 05/10/2022

O Bolsonaro dizia ganhar no primeiro turno com até 70%, aí o Lula vence o primeiro turno com mais de seis milhões de votos na dianteira. E o Lula está enfraquecido? Conta a do papagaio agora. O cara levou um pau tocado a motor.

positivo
0
negativo
0

neto 05/10/2022

quase venceu no primeiro turno e sai enfraquecido....kkkkkkkkkkk

positivo
0
negativo
0

Fagner Lemos 05/10/2022

Senhor Onofre é melhor parar com mi mi mi. O povo do nordeste é muito inteligente. Já está na hora do senhor se aposentar, pois seus comentários e análises estão totalmente fora do contesto da realidade.

positivo
0
negativo
0

jorge luiz Sganzerla 05/10/2022

https://www.instagram.com/tv/CjVLVOmDwoe/?utm_source=ig_web_copy_link Nem todos mas TODOS COVARDES, NÃO TEMOS quase NINGUÉM desses A NOSSO FAVOR; nem rádios nem televisão nem jornais! Só querem falar da fome com prateleiras cheias da educação dos filhos e netos, e as escolas e universidades cheias ladrões, viciados e pervertidos. HOMENS DIGNOS já vão direto ao assunto, mostram a cor da bandeira, outros ficam escondendo a melancia depois da vitoria todos correm na sobra da arvore frondosa.

positivo
0
negativo
0

NESTOR MAYER 05/10/2022

Esse Onofre não merece crédito. LULA será eleito Presidente do Brasil no dia 30.10 queiram ele e os eleitores de MT.

positivo
0
negativo
0

Raquel 05/10/2022

Até que fim,fizeram luladrão achou que seria igual na eleição de 2018 etc..Agora tem que sair pra rua luladrão, comunistas assassino corruptos etc..

positivo
0
negativo
0

Rogério Sales 04/10/2022

E Peder tempo com comentários de pessoas que moram num estado que é um puxadinho do Brasil e dificil.. Todas as previsões desse site na pandemia errou ... todos aqui fizeram o curso mãe Dina... esse ai e mais um.que vai errar....

positivo
0
negativo
0

10 comentários

1 de 1