facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

26 de Janeiro de 2023, 06h:06 - A | A

OPINIÃO / REINALDO DOMINGOS

Tesouro Direto lança novo título para aposentadoria. Innvestir é uma boa?



Para quem busca a garantia de aposentadoria por meio de investimento uma importante informação foi a criação pelo Tesouro Direto do título o RendA+, Aposentadoria Extra. O anúncio do lançamento dessa linha se deu no último dia 27 de dezembro. Mas só estará disponível para aplicação a partir de 30 de janeiro de 2023 por meio da plataforma do Tesouro Direto.

Esse novo título público foi desenvolvido em parceria com a B3 e tem como característica o fato de ser de longo prazo. Assim, ele é destinado aos investidores interessados em garantir uma fonte de renda complementar à aposentadoria. Outras características é que terá investimento mínimo de cerca de R$ 30, podendo ser resgatado em 240 prestações mensais, totalizando 20 anos.

O Brasil é o primeiro país a implantar um título público previdenciário com as características complementares do RendA+. Segundo o Governo Federal, para adesão as pessoas devem ter em mente duas questões, que são quando se deseja aposentar e com que valor.

Bom, tendo entendido essa nova modalidade de aplicação a pergunta que fica é, vale a pena? Em minha avaliação, novos tipos de investimentos com esse são necessários. Mas é preciso cuidado, pois a busca pela aposentadoria sustentável (ou independência financeira) é perigosa.

O risco mora principalmente nas pessoas direcionarem todos seus recursos para um único local. É preciso muito planejamento e calma e nada de concentração dos recursos financeiros em uma única linha. Talvez até aportar em 10% a 20% neste tipo de investimento seja interessante, mas não mais do que isso. É sempre bom variar a cesta.

Falo isso pelo simples fato de que não temos certeza de como será o futuro e os resultados dos investimentos. Basta lembrar que no passado o INSS era para ser a grande e mais importante aposentadoria do brasileiro e veja no que deu. Hoje, depois de algumas reformas os valores não são suficientes para grande parte dos brasileiros.

Portanto, a grande recomendação aos brasileiros é que se tenha cautela, seja prudente e sempre diversifique seus investimentos e empreendimentos. Outra questão fundamental é nunca esquecer de carimbar esses recursos guardados. Importante ter também dinheiro direcionado para essas reservas de longo e também de médio e curto prazo.

Digo isso pois, sempre observo que dinheiro sem carimbo é dinheiro de ninguém. Assim sendo, de uma hora para outra a pessoa poderá gastar apenas por esse não ter o destino. Dito isso, é sim interessante buscar conhecer essa linha de investimento, e caso se encaixe em seus objetivos, direcionar parte dos recursos, buscando uma garantia futura.

Reinaldo Domingos está à frente do primeiro streaming de educação financeira DFlix e do canal Dinheiro à Vista. É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia