facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 29 de Abril de 2024
29 de Abril de 2024

16 de Abril de 2024, 12h:43 - A | A

OPINIÃO / WALTER KLER DA SILVA

Nuvem e as principais influências para empresas



De acordo com o estudo Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança da Pintec Semestral 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73,6% das empresas brasileiras já utilizam computação em nuvem. Assim, é importante entender quais são as principais tendências tecnológicas da operação em nuvem:

1) IA como serviço:

A Inteligência Artificial (IA) como serviço está destinada a democratizar o acesso, permitindo que empresas de todos os tamanhos capitalizem seus benefícios. Com o poder do ChatGPT e outras plataformas de IA Generativa integrados à base de conhecimento, as empresas menores podem alavancar a IA de maneira acessível e aproveitar melhor os recursos da nuvem. Essa tendência não apenas capacita as empresas menores, mas também impulsiona a eficiência e reduz os custos para as empresas maiores, desencadeando uma onda de inovação e competitividade no mercado.

2) Híbrido e multinuvem:

As empresas cada vez mais optam por soluções de multinuvem e híbridas, o que indica uma mudança fundamental na abordagem em relação à infraestrutura de nuvem. Embora ofereça vantagens em termos de redução de custos e flexibilidade, essa mudança também traz consigo desafios significativos em termos de governança, integração de dados e operação. No entanto, ao permitir uma escolha mais ampla de serviços e maior segurança, as nuvens múltiplas estão transformando a forma pela qual as empresas operam e interagem com a tecnologia em nuvem.

3) Dados na nuvem em tempo real:

A capacidade de acessar dados em tempo real na nuvem está se tornando cada vez mais crucial para as empresas. Com isso, não só recebem insights atualizados, mas também podem tomar uma decisão mais ágil e informada. Ao priorizar dados instantâneos sobre dados obsoletos, elas estão se preparando para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.

4) Inovação e transformação orientadas para a nuvem:

A computação em nuvem está emergindo como um facilitador essencial para a inovação e transformação em vários setores. Ao eliminar a necessidade de investimentos diretos em infraestrutura, a nuvem permite que as empresas adotem rapidamente novas tecnologias, como IoT, blockchain, Machine Learning e computação quântica. Essa abordagem ágil e orientada para o futuro está acelerando o ritmo da inovação e permitindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado.

5) Computação em nuvem sustentável:

Em resposta à crescente preocupação com o meio ambiente, os principais provedores de serviços em nuvem estão comprometidos com a sustentabilidade. A busca por zero emissões e o uso de energia renovável estão moldando uma nova era de computação em nuvem, em que as empresas comprometidas com práticas ESG podem reduzir sua pegada de carbono e contribuir para um futuro mais verde. Essa tendência não apenas beneficia o meio ambiente, mas também demonstra o poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade.

6) Edge computing em todos os lugares:

O paradigma do edge computing está se tornando cada vez mais prevalente, impulsionado por avanços em processadores, algoritmos e redes. Essa abordagem descentralizada permite o processamento de dados o mais próximo possível de sua origem, assim, reduz a latência e melhora a eficiência. Com o advento do 5G e de tecnologias semelhantes, o edge computing está se tornando realidade em uma ampla gama de aplicações, desde saúde até automação industrial.

Portanto, a nuvem tem potencial para impulsionar a inovação, aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a segurança em todos os setores. Logo, ao enfrentar os desafios com soluções proativas e colaborativas, podemos aproveitar ao máximo o poder transformador da tecnologia e construir um futuro digital mais promissor e inclusivo para todo o ecossistema.

Walter Kler Silva é gerente de Pré-Vendas e Portfólio na NAVA Technology for Business

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia