facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Maio de 2024
16 de Maio de 2024

29 de Abril de 2024, 12h:43 - A | A

GERAL / INCÊNDIOS FLORESTAIS

Ministério do Meio Ambiente decreta situação de emergência em Mato Grosso

A medida passa a valer a partir desta segunda-feira (29).

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso. A portaria, assinada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco, foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.

A portaria, que já está em vigor, fixa o período de emergência entre abril e novembro deste ano para quatro mesorregiões de Mato Grosso: Sudeste, Sudoeste, Norte e Nordeste.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A ideia é mapear as regiões e evitar riscos de incêndios.

Na última semana, o Governo do Estado e a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) assinaram um protocolo para reforçar a integração entre Estado e Prefeituras nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

O documento estabelece cooperação mútua, visando a integração das atividades de preparação, prevenção e resposta a incêndios florestais.

"Com este protocolo assinado hoje, teremos um combate mais eficiente e vamos garantir o fortalecimento do trabalho preventivo, que é fundamental para que, durante o período proibitivo do uso do fogo, Mato Grosso possa ter uma redução dos focos de calor e, consequentemente, dos incêndios florestais", destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

A medida também prevê que as prefeituras criem salas de monitoramento de incêndios florestais e realizem a contratação de brigadistas municipais por um período de quatro meses. A capacitação destes profissionais ficará sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Comente esta notícia