G1/SP
Faixas alertando e ameaçando motociclistas que costumam 'bagunçar' nas comunidades se espalharam por algumas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nos últimos dias. Segundo relatado por moradores, a maioria das mensagens foi deixada por líderes de uma facção criminosa.
"Proibido tirar de giro e chamar no grau. Sujeito a cacete. Não vamos mais aceitar essas coisas na comunidade", dizem as faixas penduradas em diversos morros da região.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"Tirar de giro" é quando o motociclista aperta a embreagem da moto até ela fazer um barulho alto. Já "chamar no grau" é empinar a moto. Ambas as práticas são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro
Uma faixa com mensagem parecida já havia sido vista em outubro deste ano, em Peruíbe, quando moradores de um bairro ficaram revoltados com o barulho de escapamentos e manobras perigosas feitas por motociclistas durante a noite e aos fins de semana. Mas, desde pelo menos a última quarta-feira (15), outras faixas começaram a ser vistas, desta vez em comunidades de Santos, como no Morro São Bento ; em Guarujá, no Morro do Macaco e na Comunidade da Barreira e em Guapurá, em Itanhaém.
Um morador de Guarujá, que prefere não se identificar, afirma que a população concordou com a medida, e até se sentiu mais segura após as mensagens serem destacadas nas faixas. "Resolvemos tomar essa atitude devido à falta de consciência das pessoas que fazem isso. Foi conversado várias vezes antes de tomarmos uma atitude dessa", disse.