KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
Há pelo menos 20 sites de relacionamentos abrindo espaço de encontro virtual para quem quer arranjar namorado em Cuiabá.
Basta dar uma busca – com as palavras “site de relacionamento em Cuiabá” - para perceber que tem muita gente – de todas as idades e até religiões diferentes - buscando o amor pela internet.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A manicure Ana Maria Cézar, de 28 anos, estava cansada de ficar sozinha e resolveu entrar em um destes sites e se cadastrar. acabei encontrando o Fernando lá e agora a gente já faz mais de dois anos que estamos juntos”, conta ela.
Casais que se encontraram desta forma provam que é possível dar certo mesmo.
A manicure Ana Maria Cézar, de 28 anos, estava cansada de ficar sozinha e resolveu entrar em um destes sites e se cadastrar. Isso foi em 2012. “Minha mãe falou que era um perigo e tal, mas acabei encontrando o Fernando lá e agora a gente já faz mais de dois anos que estamos juntos”, conta ela.
Depois de mais de um mês de conversa por e-mail, eles marcamos um encontro. “Achei melhor falar por e-mail, mais seguro. No primeiro encontro, fomos ao cinema e ele me beijou assim que o filme começou, nem sei que filme era. Vi que ia começar um namoro ali mesmo”, lembra Ana Maria, rindo.
O casal é romântico e neste 12 de junho vai sair para comer um churrasquinho e marcar o Dia dos Namorados.
A jornalista Aline Coelho, de 26 anos, fez um perfil em um desses sites de relacionamento, que tinha MSN, sem muito acreditar que aquilo fosse dar em alguma coisa séria. Assim conheceu o contador William Monte da Cruz, 31, mas somente depois de quatro meses de bate-papo no Messenger ele tomou coragem e a convidou para um sorvete.

Aline e William: após quatro meses de bate-papo no Messenger, um sorvete.
“Eu estava desanimada com relacionamentos e ele tinha terminado um noivado. Nos conhecemos nas redes sociais e começamos a conversar sobre a vida e as angústias. Com segundas intenções, mas éramos mais confidentes mesmo. O distanciamento digital, a sensação de ter alguém para te ouvir, mas que não te julga é boa, né?” – relata Aline, que vai se casar com William em dezembro deste ano.
“Depois, conversamos por skype, face, etc”, conta. Jonathan veio de Curitiba, onde morava, para Cuiabá, atrás do amor. Os dois se casaram em setembro de 2013.
Outra história deste tipo é a da advogada Patrícia Vithoft, de 23 anos. Ela conheceu o atual marido, Jonathan, que trabalha no setor administrativo de uma empresa, em um jogo virtual. “Nesse jogo você pode conversar com outros jogadores por mensagens de texto e nos conhecemos por lá”, explica a moça. O romance evoluiu. “Depois, conversamos por skype, face, etc”, conta. Jonathan veio de Curitiba, onde morava, para Cuiabá, atrás do amor. Os dois se casaram em setembro de 2013 e moram na capital mato-grossense.
No tempo do Orkut, a assessora de imprensa Vivian Lessa, de 29 anos, e o professor Kleber Dias, 31, também começaram um romance via internet. “Ele me viu na foto e perguntou quem eu era e me chamou para conversar no bate-papo”, lembra a jornalista, que agora é casada com Kleber e está grávida de gêmeos.
“A conversa evoluiu para mensagens de celular e depois telefonemas e ele começou a pedir pra me conhecer. Eu sempre tive medo disso. A gente ouve tantas historias ruins. Até que marquei com ele em num shopping e levei minha prima comigo. Isso foi em 8 de dezembro de 2006. Desde então não passou um dia sem a gente falar um com o outro. Nos casamos no dia 1 de dezembro de 2012. Hoje esperamos dois bebês. Ele é meu companheiro, meu amigo, me ajuda em tudo. Não podia ter pessoa melhor pra mim”, declara-se.
“Acho bem arriscados esses encontros marcados pela internet. Por isso, eu me cerquei de cuidados e não tive pressa de nada”, destaca Vivian.
Apesar de estar feliz por viver esta história de amor, a assessora destaca que é importante ter cuidado. “Acho bem arriscados esses encontros marcados pela internet. Por isso, eu me cerquei de cuidados e não tive pressa de nada”, destaca.

Vivian e Kleber: viva o Orkut, que os uniu, e agora esperam por gêmeos.
É PRECIDO TOMAR CUIDADO
Essas histórias são bonitas mas podem não terminar tão bem assim.
O delegado Cláudio Alvarez, da Delegacia da Mulher em Várzea Grande, destaca que tem cilada armada também, aproveitando a intenção de arranjar um amor.
“São muitas histórias que a gente vê que dão certo. Namoro pela internet, Facebook, Whatsapp, só que há também muitos casos perigosos”, alerta o delegado. “A gente tem até denúncia aqui na delegacia, envolvendo pessoas que inventam perfil falso, praticam golpes, temos casos de estelionato, homens de outro estado que conhece a mulher e a envolve, pratica furtos, ele furta todos os objetos da mulher, nós temos casos inclusive de homicídio”.
O delegado disse ao que da parte da mulher há muita ingenuidade. “A pessoa conhece o homem por redes sociais, não procura saber quem é, geralmente é pessoa de outro estado e outra cidade. A mulher viaja, larga tudo, vai atrás dessa pessoa que ela conheceu e acaba até morta. Então fica este alerta, hoje em dia com essa evolução da internet, para a mulher e até mesmo para o homem, para ambos, é preciso ter muito cuidado com isso, porque nem sempre o suposto romance acaba bem”, avisa.
"Temos casos de estelionato, homens de outro estado que conhece a mulher e a envolve, pratica furtos, ele furta todos os objetos da mulher, nós temos casos inclusive de homicídio”, alerta o delegado.
Antes de apostar no relacionamento, o delegado orienta a procurar saber se a pessoa está falando a verdade e não repassar endereço, telefone pessoa, cpf e outros documentos, conta bancária ou outros dados que possam ser usados indevidamente.
“Faça algumas perguntas individuais, peça foto de parentes, liga no trabalho, confere. Outra coisa: se marcar encontro, ir com alguém e sempre em locais públicos”, ensina.
DATA DOS APAIXONADOS
O Dia dos Namorados no Brasil é dia 12 de junho, porque a data antecede o 13 de junho, que é o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Há uma previsão de que os apaixonados brasileiros comemorem esta data desde que comerciantes paulistas viram nela uma oportunidade de incentivar a troca de presentes entre casais.
A data tem relação com o Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, quando apaixonados europeus também trocam presentes.
Samuel 13/11/2016
Eu Procuro uma mulher solteira para amizades ou coisa mais sério
1 comentários