FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT
Os profissionais de enfermagem suspenderam a greve marcada para iniciar nesta quarta-feira (10) e, ao invés disso, deram um prazo à Prefeitura de Cuiabá para que as reivindicações da classe sejam atendidas. A suspensão foi motivada, principalmente, pelo pagamento do adicional de insalubridade pela Prefeitura, após solução de pendência no prazo do Termo de Ajustamento de Conduto (TAC) que pôs fim à intervenção do Governo de Mato Grosso na Secretaria Municipal de Cuiabá.
De acordo com o diretor-tesoureiro do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), Dejamir Soares, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) terá um prazo de 30 dias para enviar à Câmara de Vereadores o projeto contendo o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que segundo ele não é executado há oito anos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Essa mesa de negociação tem prazo para começar e terminar. Resolvemos, então, ficar em estado de greve. Só que esse estado de greve nosso é por 30 dias. A Secretaria de Gestão, a Secretaria de Saúde deve nos encaminhar um documento, um resumo do que vai estar escrito no nosso PCCV, tal qual a tabela. A gente vai analisar”, disse Dejamir, pontuando que uma nova reunião deverá ser feita na quinta-feira (11).
“Se em 30 dias esse projeto de lei não chegar nessa Casa, em 30 dias, que vai dar no dia 9 de maio, a categoria de enfermagem vai deflagrar greve”, alertou.
Dejamir ressalta que a greve vai acontecer em todos os polos, da Atenção Básica, Secundária e Terciária, até o próprio Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o São Benedito.
“O nosso objetivo é fazer com que esse projeto de lei chegue na Câmara, seja votado e se der para implantar esse ano, ótimo, se não der, coloca-se na LOA, mas implanta-se no ano que vem”, concluiu.
Em nota enviada ao RepórterMT, o secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, afirmou que já encaminhou para a Prefeitura a proposta da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais de enfermagem.
Veja a nota na íntegra:
Em reunião realizada na tarde de sexta-feira (5), o secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, revelou aos representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso – SINPEN e membros da comissão dos trabalhadores que já encaminhou para a Prefeitura a proposta da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais de enfermagem.
O secretário de Saúde entregou a proposta da nova tabela para o grupo e disse que vai encaminhar o documento inteiro para o Sindicato. Também foi discutido sobre o relatório da Bioseg, empresa responsável pelo recálculo do adicional de insalubridade, ao qual os profissionais.
Diante dos encaminhamentos, o secretário propôs ao Sindicato que seja oficializada a decisão da Assembleia e as pautas que motivaram as decisões, visando abrir uma mesa de negociações. Ele se comprometeu a apresentar um cronograma de reuniões para a próxima terça-feira (9).
Os representantes do Sindicato concordaram em realizar uma reunião com todos os profissionais na terça-feira pela manhã para informar os resultados da reunião. Os sindicalistas se comprometeram a trabalhar junto à categoria para que não haja greve na quarta-feira (10), conforme previamente divulgado, mas sim continuar em estado de greve, durante o período da mesa de negociação.