facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024

20 de Junho de 2023, 11h:55 - A | A

GERAL / AÇÃO DE FACÇÃO

Sete viram réus por cavar túnel para fuga de presidiários na PCE

Plano era facilitar a saída de detentos de alta periculosidade

RAFAEL COSTA
DO REPÓRTER MT



O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, tornou rés sete pessoas pela suspeita de planejar e financiar a escavação de um túnel na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, para favorecer a fuga de criminosos do Comando Vermelho. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário da Justiça.

Responderão por organização criminosa Jéssica Pereira de Jesus, Anderson Ramos da Cruz, Cleiton dos Santos Gonçalves, Luíza Vieira da Costa, Conrado Rego Ribeiro, Felipe Michael Passos Correlo e Oziel Jorge do Nascimento, vulgo "Negão".

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As investigações do GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado) começaram após a localização de um túnel de 30 metros, em uma casa no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, no dia 13 de setembro do ano passado. Na época, 12 pessoas foram presas, entre elas menores de idade e uma mulher. Em continuidade às investigações, a Polícia Civil identificou outras oito pessoas envolvidas no planejamento e execução do plano de fuga frustrado.

De acordo com o delegado Frederico Murta, responsável pelo inquérito, nesta segunda fase foram presos integrantes da organização responsáveis por toda a logística do plano de escavação do túnel, desde o recrutamento dos trabalhadores (presos anteriormente) à execução da obra.

O grupo tinha objetivo de cavar um túnel com 200 metros de extensão, para que conseguissem acessar a PCE, onde estão presos de alta periculosidade. A casa estava localizada próxima à PCE. Lá, estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel que já tinha aproximadamente 30 metros escavados, conforme os próprios envolvidos informaram. Foram apreendidos materiais usados na escavação, como pás, picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas, reservatórios de água.

Comente esta notícia