DA REDAÇÃO
Entre os dias 15 e 23 de fevereiro, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) multou 105 motoristas que trafegavam nas faixas exclusivas de ônibus em Cuiabá. Como nos domingos o tráfego é livre, uma média de 13 motoristas são multados por dia em Cuiabá.
A infração é considerada gravíssima e resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As vias possuem sinalização horizontal e também vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o número é visto como positivo e a prefeitura vai continuar investindo em campanhas. “Os motoristas estão respeitando a faixa exclusiva e isso mostra que o trabalho feito pela Semob vem dando resultado, exemplo disso é não termos nenhum registro de ônibus fora da faixa. A prefeitura busca sempre orientar e estamos obtendo o resultado esperado”.
A Semob iniciou em fevereiro uma campanha educativa e um total de 183 notificações foram enviadas para condutores que foram pegos pelas câmeras de videomonitoramento. Os agentes de trânsito em campo e na Central de Controle de Mobilidade Urbana (CCMOB) realizaram trabalhos educativos junto aos infratores. Após a campanha, a Semob passou a autuar e multar os condutores que insistem em usar a faixa indevidamente.
“O que os agentes observam é se o motorista usa a faixa como pista livre, situação em que o condutor estará infringindo a lei e isso pode resultar em penalidade. Vários pontos da faixa sugerem onde o motorista pode entrar, por meio da linha tracejada. Nos casos em que o condutor precisar acessar alguma residência ou comércio. Nesses casos, o motorista pode fazer o uso da faixa, mas sinalizando onde vai entrar, sempre fazendo o uso da seta. Os agentes estarão de olho para saber se aquele condutor fará a conversão no local sinalizado”, explica o diretor de Trânsito, Michell Diniz.
Os ônibus, por terem a faixa exclusiva passaram a ser penalizados, conforme a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, mediante o decreto de nº 6.504, publicado no Diário Oficial de Contas. Quando em movimento, o uso das demais faixas é terminantemente proibido para os coletivos, com exceção de situações emergenciais. Deixar o espaço destinado para os ônibus só é permitido quando for necessária a ultrapassagem, nos casos de embarque e desembarque de outro veículo.
Cuiabá conta com faixas exclusivas nas avenidas, Getúlio Vargas, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). As vias possuem sinalização horizontal e também vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.
Rodrigo 27/02/2018
Prender bandido que é bom nada. Criaram uma série de regras e punições para o motorista sendo que a segurança vai de mau a pior.
cidadao 27/02/2018
Srs. me tirem uma duvida por favor, indo sentido ao centro na avenida do CPA para entrar na avenida Mato grosso percebo que a faixa que permite adentrar na rota dos ônibus não esta pintada, (intermitentes), como proceder sem levar multa?
Thiago 27/02/2018
A infração é considerada gravíssima e resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293...... E quando os motoristas de ônibus invadem as faixas de carros? É normal? Se eles tem suas faixas que esperam nelas e não invadem as outras...
3 comentários