facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

24 de Dezembro de 2018, 08h:00 - A | A

GERAL / ACOLHIMENTO

ONG promove Natal com bebês para amenizar o trauma do abandono

Instituição conta com 18 crianças de 0 a 3 anos de idade em uma das casas de apoio.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



A Organização Não Governamental (Ong) Associação Cultural Cena Onze prepara uma festa de Natal para cerca de 40 bebês, crianças e adolescentes abrigados em duas casas lares localizadas nos bairros Jardim Califórnia e Boa Esperança, em Cuiabá. 

Os espaços são administrados pela Cena Onze. Na Casa da Criança Cuiabana I são 18 bebês, de 0 a 3 anos, que serão presenteados com brinquedos, mas principalmente alimentos, roupas e fraldas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Uma árvore de natal, toda decorada, já esta montada na sala para os pequeninos, mas a assistente social do lar, Wellia Machado, pondera que a ceia será tranquila, “sem muito estardalhaço”, para não atrapalhar a rotina dos bebês, que dormem por volta das 21h.

Os bebês não irão se lembrar desse dia, mas mesmo assim ela destaca que celebrar o “espírito natalino” vai de encontro com o objetivo da Casa Lar, que busca maneiras de amenizar os impactos do abandono.

Segundo a assistência social, pesquisas da área de psicologia mostram que o abandono, de alguma forma, fica registrado no inconsciente do bebê. De acordo com ela, as chances desse trauma se manifestar na vida adulta são grandes. “Por isso que a gente considera importante celebrar o Natal e outras datas comemorativas com eles”, disse.

RepórterMT

Lar da Criança

Assistente social da Casa Lar 1, Wellia Machado, fala sobre a importância de celebrar o Natal com as crianças abrigadas.

Já na outra Casa Lar, denominada de “Projeto Nosso Lar”, que fica no Bairro Boa Esperança, a história vai ser outra. A ONG prepara uma grande festa com brincadeira de “amigo oculto”, ceia e muito diversão para as adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos.

Neste ano, o Natal teve o reforço da Âncora (empresa de autopeças) e dos estudantes do curso de Turismo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que doaram os presentes que serão distribuídos durante o amigo oculto.  No dia 16 de dezembro, inclusive, esse pessoal fez uma grande festa com a criançada – que contou até com pula-pula – para fazer entrega das doações.              

Wellia ressalta que algumas das adolescentes vão passar o Natal com família, na tentativa de serem reintegradas ao seio familiar.

As duas casas são mantidas com doações de parceiros da iniciativa privada e recursos da Prefeitura de Cuiabá, que servem para custear o aluguel, os salários dos funcionários e a alimentação dos bebês, das crianças e adolescentes.

Mesmo assim, Wellia pondera que o dinheiro é pouco, pois as casas sempre estão superlotadas. Na Casa Lar 1, por exemplo, a capacidade máxima é para 12 bebês. No entanto, há 18 abrigados no local. Os interessados em contribuir de alguma forma podem ligar para os números (65) 99324-1244 (Wellia) e 65 98109-8333 (Graciele Girardello)

Álbum de fotos

RepórterMT

Comente esta notícia