facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Maio de 2025
12 de Maio de 2025

21 de Março de 2023, 12h:40 - A | A

GERAL / RISCO DE SURTO

Menino de 4 anos é diagnosticado com meningite e escola suspende aulas

Em Várzea Grande há três crianças internadas com o diagnóstico de meningite.

RAFAEL COSTA
DO REPÓRTER MT



A Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Leverger (30 km de Cuiabá) suspendeu até quarta-feira (22) as aulas na Escola Pingo de Ouro, após um menino de quatro anos ser diagnosticado com meningite bacteriana. Uma outra criança, com idade não revelada, foi submetida a exames diante da suspeita de ter contraído a doença.

A secretária municipal Carla Lima explicou que a suspensão é necessária para atender as exigências de saúde. "Estamos atendendo as regras da vigilância sanitária e da secretária municipal de saúde. Eles que estão nos orientando neste caso".

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O secretário municipal de saúde, Hamilton José e Silva, informou que não há motivos para pânico e que a pasta tem trabalhado para garantir a normalidade da rotina da população. "A vigilância sanitária está monitorando cada situação e trabalhado para garantir o bem estar da população", declarou.

Na segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Várzea Grande confirmou três casos de meningite bacteriana em crianças, que estão internadas no Pronto Atendimento Infantil. Uma criança é de Santo Antônio de Leverger, outra de Várzea Grande e a terceira da região de Jangada.

Doença

As meningites são geralmente causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos como fungos e parasitas. A recomendação do Ministério da Saúde é que as crianças sejam vacinadas com doses que são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os sintomas mais comuns são febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

A doença pode ser transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra pessoa; pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.

Comente esta notícia