facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Setembro de 2025
17 de Setembro de 2025

27 de Fevereiro de 2016, 07h:27 - A | A

GERAL / CHAPADA DOS GUIMARÃES

Membros do Instituto Chico Mendes fecham Parque; modadores e empresários se revoltam

Por falta de energia elétrica e retirada de guarita provisória, Parque Nacional ficou inacessível para turistas e para quem trabalha com turismo na região

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Donos de pousadas e turistas de Chapada dos Guimarães foram surpreendidos nesta sexta-feira (26) por funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que estavam impedindo a entrada no Parque Nacional. O impedimento causou revolta em alguns moradores da região que dependem diretamente do turismo para garantir a renda.

“O que me preocupa agora é que mais de um ano depois, teremos que fazer uma nova licitação para a conclusão da obra da portaria do Véu de Noiva e ainda corremos o risco do cancelamento do convênio com a Caixa Econômica", aponta Nigro.

Ao , o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Oliveira Nigro, explicou que a interdição desta sexta-feira (26) se deu de forma temporária devido à falta de energia, problema que já foi solucionado pela empresa responsável pelo abastecimento no estado. Além disso, também haveria a retirada de um contêiner que funciona como guarita provisória para o vigilante do parque. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Luis Carlos Nigro conta que há mais de um ano existe um termo de cooperação pendente de avaliação pelo ICMBio para que se firme um termo de cooperação entre o governo estadual e a autarquia federal para que sejam feitas as obras necessárias dentro do parque, como portaria, revitalização de trilhas, contenção no Portão do Inferno e no Véu de Noiva, entre outras melhorias. 

O secretário-adjunto ressaltou que sem o termo de cooperação, é impossível que o Estado possa realizar as obras, algumas delas já iniciadas como é o caso da portaria do parque e também do Véu de Noiva. “O que me preocupa agora é que mais de um ano depois, teremos que fazer uma nova licitação para a conclusão da obra da portaria do Véu de Noiva e ainda corremos o risco do cancelamento do convênio com a Caixa Econômica Federal para os recursos da referida obra”, disse Nigro. 

Em nota, o ICMBio informou que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães seguirá funcionando normalmente e que não há motivo para que turistas cancelem visitas já programadas. “O ICMBio reconhece a importância do Parque Nacional para o turismo no estado de Mato Grosso e seu potencial para a geração de renda local. O apoio dos parceiros, universidades, associações, voluntários, do trade turístico e do governo do estado de Mato Grosso, através da Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é fundamental para o bom funcionamento da unidade”, finalizou.

Álbum de fotos

Repórter MT

Repórter MT

Repórter MT

Comente esta notícia

Ademir 27/02/2016

O que me parece que esse ICMBio, foi quem construiu esse universo de Chapada , onde manda e desmanda, não cuida porcaria nenhuma,só quer fechar tudo em Chapada, daqui uns dias proíbe o povo ate de passar pela rodovia, e se permitir passagem vai ser proibido as pessoas contemplarem as paisagem ali com risco de "olho gordo", pra fauna e flora.

positivo
0
negativo
0

1 comentários