facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 29 de Abril de 2024
29 de Abril de 2024

28 de Março de 2024, 18h:30 - A | A

PODERES / NOVO TRAÇADO

Mauro cobra autorização de ICMBio e Ibama para começar obra no Portão do Inferno: Fizemos a nossa parte

A obra, que deve durar 120 dias, só poderá começar após a autorização dos órgãos federais. 

FERNANDA ESCOUTO
DAFFINY DELGADO



O governador Mauro Mendes (União Brasil) está articulando uma reunião com membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na próxima semana, para “pressionar” o órgão a autorizar a obra de retaludamento no Portão do Inferno, na Estrada de Chapada.

A obra que irá “cortar” o Portão do Inferno e criar um novo traçado na pista foi anunciada nesta quinta-feira (28). Entretanto, ela só poderá começar após a autorização do ICMBio e do Ibama.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Já pedimos a autorização e reforçamos esse pedido duas vezes. O Fábio Garcia já está articulando, mas é importante a participação dos nossos senadores e deputados federais, para a gente ter uma audiência lá no ICMBio, fazer pressão para que eles ponham o corpinho deles lá e deem essa licença, essa autorização, para que a obra possa iniciar imediatamente e a gente acabar com esse pesadelo. Resolver de vez essa história do Portão do Inferno”, disse Mauro à imprensa.

Leia mais - Governo anuncia “corte” em paredão do Portão do Inferno e a construção de nova pista

O governo fez a parte dele. Buscou e encontrou uma solução, licitou de forma emergencial, contratou a obra e deu a ordem de serviço

O governo fez a parte dele. Buscou e encontrou uma solução, licitou de forma emergencial, contratou a obra e deu a ordem de serviço. Já pedimos aos órgãos ambientais a dispensa emergencial, uma autorização para execução dessa obra [...] Se fosse uma área estadual, essa licença já estava emitida, mas agora nós dependemos”, completou.

Assim que o ICMBio e o Ibama derem a autorização, a empresa contratada pelo Governo, Lotufo Engenharia e Construções LTDA, terá 120 dias para finalizar a obra. O custo será de R$ 29 milhões. 

Um dos principais motivos que nos levou a essa solução, além de outros problemas técnicos que impossibilitavam outras alternativas, era a rapidez na sua execução, apenas 120 dias”, destacou o governador.

Leia mais - Sinfra autoriza passagem de vans de estudantes com até 11 pessoas no Portão do Inferno

Desde dezembro do ano passado, o trecho na Estrada de Chapada está parcialmente interditado para tráfego de veículos.

Nessa quarta-feira, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) anunciou a autorização para a passagem de vans com até 10 estudantes, mais o motorista, totalizando 11 pessoas, no Portão do Inferno.

Comente esta notícia