facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

13 de Janeiro de 2022, 09h:55 - A | A

GERAL / 5 A 11 ANOS

Mato Grosso recebe 23 mil doses de vacina contra a covid para crianças

Primeira remessa de vacinas para crianças chegou ao Brasil nesta quinta-feira (13)

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



Mato Grosso já se organiza para receber cerca de 23 mil doses de vacina pediátrica da Pfizer para serem aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as vacinas devem ser entregues no Estado nesta sexta-feira (14). 

No Brasil, as doses pediátricas da Pfizer chegaram na madrugada desta quinta-feira (13). Ao todo, a primeira remessa contou com 1,2 milhão de doses, que começaram a ser distribuídas para alguns estados em seguida.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme o Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste ficou com o menor percentual de doses, cerca de 8,1% do total recebido. Desses, 1,85% foram destinados para Mato Grosso. O estado só recebe menos doses que Goiás, que ficará com 3,55% das doses recebidas.

Em Mato Grosso, é previsto que as doses cheguem no Aeroporto Internacional Marechal Rondon por volta das 8h30. Em seguida, elas passam pelo procedimento padrão de conferência e separação. Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deve ser feita para definir a distribuição dessas doses. Até o momento, a CIB trabalha com requisição das doses por parte dos municípios. 

Vacinação das crianças

Algumas orientações são passadas quanto a vacinação de crianças: A vacina da covid-19 não pode ser aplicada junto de outras vacinas do calendário infantil, e precisa respeitar um intervalo de 15 dias. Já em relação ao esquema vacinal, é necessário intervalo de oito semanas para a aplicação da segunda dose.

A vacina pediátrica é diferente da que é usada para a vacinação de maiores de 12 anos, sendo diferenciada pela tampa do frasco laranjada. A dosagem infantil é de 0,2 mL. Para a vacinação, é necessário acompanhamento de pais ou responsáveis, e será exigido documento de identificação da criança. Não é necessária prescrição médica em Mato Grosso. 

Segundo a SES, a estratégia para a aplicação dessas vacinas fica a cargo dos municípios. Em Cuiabá, uma reunião da Secretaria de Saúde foi marcada para esta quinta-feira para tratar, justamente, da vacinação das crianças.

Até o momento, o estado está vacinando pessoas de 12 anos ou mais. Em Cuiabá são 39 locais de vacinação, sendo dois polos centrais: a Unic e por drive-thru na UFMT. A lista de unidades de saúde que aplicam a vacinação pode ser conferida aqui

Comente esta notícia